Como renovar o ID Jovem pela internet?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 13 votos

Como renovar a ID Jovem? A renovação da ID Jovem deverá acontecer a cada 180 dias (seis meses). Sempre que o prazo final chegar, acesse o site oficial ou aplicativo do programa e clique em "Emitir um novo cartão". A partir disso, preencha todos os seus dados novamente e imprima o novo documento.

O bilhete da viagem só é concedido se for solicitado com no mínimo 3 horas de antecedência antes do horário de partida do transporte. O jovem não pode reservar mais de uma passagem no mesmo dia.

Crianças e adolescentes registrados como dependentes no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal têm direito a receber o benefício do Auxílio Brasil Jovem, voltado para quem tem bom desempenho na escola, no esporte e outras áreas.

45 dias

O jovem que realizar a inscrição ou atualização no Cadastro Único deve aguardar até 45 dias para emitir a ID Jovem. Após a emissão, o documento virtual tem validade de 180 dias. Terminado o período, é necessário emitir novo cartão, por meio do site do programa, momento em que os requisitos são verificados novamente.

O ID Jovem pode ser solicitado por meio do aplicativo oficial ID Jovem 2.0, disponível em Google Play Store para Android ou App Store para Iphone, ou por meio do site do benefício.

Quais empresas de ônibus aceitam o ID Jovem? Todas as companhias são obrigadas a aceitarem o documento de identidade dos jovens. Essa é uma determinação do decreto que implementou o benefício.

Com o NIS, gerado a partir do cadastro no CadÚnico, o jovem deve acessar o site da ID Jovem, preencher os dados que forem solicitados e gerar seu cartão. Para utilizar, é preciso imprimir a imagem do cartão e a apresentar no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Para ter direito é preciso cumprir as regras abaixo: Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não; Estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos.

O jovem deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para se cadastrar no Programa Identidade Jovem ou atualizar os seus dados. O Cras poderá solicitar comprovantes de renda e domicílio e documentos oficiais.

Quem possui a Identidade Jovem tem direito a passagem gratuita de transporte entre os estados brasileiros. É importante lembrar que para viagens entre municípios do mesmo estado o benefício não é válido.

O documento que dá direito ao benefício da meia-entrada para o jovem de baixa renda é o Id Jovem, que deve ser apresentado ao comprar o ingresso e no local da realização do evento.

Os participantes irão contar com bolsa-auxílio no valor de R$ 627,21 e as inscrições on-line podem ser feitas por este link. Os requisitos para o candidato ser selecionado é estar desempregado, sem acesso a benefícios como o seguro-desemprego e matriculado regularmente em escola pública.

Sim. De modo geral, o jovem portador do ID poderá efetuar as compras das passagens de ida e volta da sua viagem. Entretanto, não é possível reservar mais de um horário para o mesmo destino e dia.

Basta comparecer ao local e apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho e realizar uma entrevista. No próprio CRAS já é possível vincular os membros do ID Jovem.

Para atualização é necessário estar logado no Gov.BR. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de Atualização Cadastral por Confirmação. A opção só será apresentada para usuários com perfil de Responsável Familiar que já possuam o cadastro familiar concluído. Atenção!

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.