Como renovar a pintura da parede?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Como renovar suas paredes: 8 etapas essenciais para iniciar a sua decoração.

  1. “Estou prestes a pintar novamente minhas paredes: o que preciso saber para não errar." ...
  2. 1- Escolhendo sua cor. ...
  3. 2- Materiais necessários. ...
  4. 3- Pegue a fita crepe. ...
  5. 4- Cubra tudo. ...
  6. 5- Tire o pó das paredes. ...
  7. 6- Comece a pintar. ...
  8. 7- Retire a fita crepe.

Selador não deve ser utilizado por cima de outras tintas
O selador é próprio para superfícies novas e porosas. Sendo assim, ele não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois pode causar um descascamento futuro e deixar o acabamento grosseiro.

Para paredes novas com reboco virgem utilize selador acrílico como fundo, já para repinturas e paredes antigas você deve utilizar o fundo preparador de paredes. Por fim, depois de aplicar a tinta espere o tempo de secagem corretamente.

Se a pintura anterior foi feita com tinta acrílica a base d'água, você pode cobri-la com tinta óleo ou com outra tinta acrílica. As tintas acrílicas são mais grossas e espessas, e são as mais recomendadas para esse tipo de trabalho. Se você utilizou tinta acrílica fosca, ela também pode ser coberta com o mesmo método.

Ele serve para preencher poros das paredes de dentro ou fora de casa. A camada branca criada com a aplicação tem como objetivo auxiliar a uniformizar e selar a absorção. Dessa forma, o produto será o seu aliado na hora de aumentar o rendimento da tinta aplicada na parede.

O processo de preparação da superfície é essencial para o resultado não descascar com o passar do tempo. A parede deve estar limpa, lixada e livre de manchas antes de receber a tinta. Qualquer tipo de sujeira ou engorduramento deve ser eliminado antes da pintura.

Para deixar o acabamento liso, você precisará aplicar massa corrida ou massa acrílica na parede antes de lixar. Se você apenas lixar sem utilizar a massa, a parede vai ficar com um acabamentos rústico. Para aquele acabamento perfeitamente nivelado, é necessário aplicar massa antes de lixar parede.

Obrigatoriamente não, mas como vimos acima, o uso do selador torna a pintura mais prática e melhora o acabamento da parede. Isso porque esse tipo de tinta é responsável por selar e uniformizar a absorção de tinta de acabamento, da massa e da textura.

Para que a pintura da parede saia lisa e sem imperfeições, é essencial aplicar a massa corrida antes da pintura para ter o acabamento perfeito.

Se você está construindo uma parede e quer garantir um melhor rendimento em massas, texturas e tintas, o selador é imprescindível. Mas, se você precisa fixar bem as partículas que estão esfarelando, para que a superfície fique pronta, firme e forte para receber a pintura, o recomendado é utilizar o fundo preparador.

Sim, se a tinta antiga apresentar calcificação, bolhas ou descascamentos. Porém, caso a tinta esteja em perfeitas condições, o fundo pode ser dispensado.

Água sanitária ou cloro
A forma mais indicada de utilizar esses materiais é inseri-los em um borrifador de água e aplicando diretamente na superfície. Para isso, misture 1:1 de água com água sanitária. Em seguida, esfregue com uma bucha ou escova, e deixe agir por 10 minutos.

Causas Prováveis:A pintura foi efetuada sobre uma superfície demasiado quente. Possível Solução:Retirar toda a tinta que se está a soltar ou com má Aderência, e voltar a pintar apenas quando as paredes estiverem numa temperatura aconselhada pela tinta que se estás a aplicar.

Quando a tinta é diluída com muita água, a composição fica rala, o que prejudica a cobertura e diminui a aderência, afetando o rendimento. Fora isso, quando alguém usa muita água para diluir a solução, as chances de aparecerem bolhas na parede e ancorar sujeira também são maiores.