Como remover resina de madeira?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Molhe um pano limpo e macio com acetona e esfregue-o suavemente sobre a área com epóxi para iniciar a remoção. A madeira ou o concreto começará a absorver a acetona e o epóxi se soltará. Use sua faca, ou espátula, para raspar suave e lentamente a resina epóxi, tomando cuidado para não danificar a superfície.

PISOCLEAN® RESOLVE! Removedor LP é um produto concentrado, ideal para remover resinas e acabamentos acrílicos base água de difícil remoção. Emulsiona o filme, amolecendo-o, facilitando sua retirada. Remove com eficiência respingos de tintas base água - muito comuns ao final da obra - e sujeiras difíceis.

O ideal é que a resina seja removida com broca. Geralmente removemos a parte grosseira com uma broca comum e quando vai chegando perto da estrutura do dente utilizamos uma broca especifica para remoção de resina.

A limpeza deve ser feita com pano seco e macio. Peças que tenham outros materiais, tais como couro e prata, requerem outros cuidados. Produtos químicos, principalmente os que contém acetona, podem danificar irreversivelmente as peças.

O thinner, por exemplo, é um diluente de substâncias e que tem propriedade elevada de absorção. Por isso, o thinner para diluição é utilizado em atividades de limpeza e indicado também para efetuar a diluição de tintas que sejam resinas sintéticas.

Tente molhar um pano em álcool etílico e deixar um tempo sobre a resina seca, mas não exagere na quantidade. Em geral, o álcool não afeta a pintura, mas faça isso com cautela e segurança. Se o álcool não funcionar, tente éter de farmácia, mas antes faça um teste em relação à pintura em uma parte menos visível do carro.

A extração de resina é feita a partir de estrias no tronco das árvores. O trabalhador vai de 15 em 15 dias até a floresta para fazer um novo corte, caso contrário a árvore deixa de produzir.

Esfregue um pouco de óleo (vegetal ou de canola ou até azeite de oliva) nos pontos das suas mãos que estão sujos com seiva por 30 a 60 segundos. Quando você terminar, lave-as com água morna e um detergente de louça.

Borrife um pouco de água na resina (ou mergulhe o objeto de uma vez). Depois, passe uma lixa em toda a superfície dela duas ou três vezes para tirar os riscos. A lixa molhada serve para dar à resina um acabamento mais liso que uma lixa seca daria. Além disso, ela minimiza o volume de pó que o processo gera.

"0 álcool também ajuda na limpeza do provisório, não sendo, entretanto, tão eficiente quanto o xilol, na remoção dos resíduos de cimento." Após a limpeza com o solvente a peça deve ser bem lavada com água e secada em seguida e pode-se reembasar ou recimentar o provisório.

  1. Aplique Removedor de Epóxi LP diretamente sobre as áreas afetadas.
  2. O tempo de ação será determinado pela espessura dos resíduos a serem removidos. Dica: EQuanto mais espesso, maior o tempo de ação. ...
  3. Esfregue com um acessório compatível com a textura de seu revestimento.

Esfregue a superfície com um pano de microfibra embebido em água quente com sabão. Utilize a temperatura mais quente possível, pois é mais fácil amolecer a resina com a água escaldante. Antes de usar outros métodos para a remoção da resina, tente limpar o carro com água bem quente.

A extração de resina é feita a partir de estrias no tronco das árvores. O trabalhador vai de 15 em 15 dias até a floresta para fazer um novo corte, caso contrário a árvore deixa de produzir.

Infelizmente não é possível clarear a Resina, apenas remover manchas através de polimento.

Existem brocas específicas para remoção da resina após a remoção do aparelho (cola). Essas brocas não desgastam o esmalte do dente. Se forem usadas outras brocas que não servem para esse procedimento, o esmalte do dente será desgastado e ficará áspero.