Como relaxar os cachos caseiro?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Em uma panela coloque a maisena e o leite. Leve ao fogo por um minuto, sempre misturando bem até formar um “mingau de maisena”. Mexa bem para não formar pelotas e utilize o fogo baixo. Depois que atingir a consistência ideal, retire do fogo e coloque o mingau em um recipiente de pástico.

Corte em camadas
Além de trazer mais balanço aos fios, o corte favorece a formação de cachos soltos. Uma dica é pedir que as madeixas sejam cortadas com os fios secos, facilitando que se estruturem as ondas. Viu?

Qual o melhor relaxamento para cabelos cacheados? Existem duas opções populares para o procedimento — o hidróxido de guanidina e o tioglicolato de amônia.

O hidróxido de cálcio apresenta melhores resultados e é indicado para aplicação em cabelos cacheados e volumosos. Além dos hidróxidos, a guanidina e o tioglicolato de amônia também apresentam ótimos resultados quando o assunto é relaxamento de cachos.

Um cabelo relaxado tende a ficar ressecado mais facilmente porque o processo de relaxamento muda a estrutura dos fios, removendo componentes importantes dos fios – aqueles que retém a hidratação.

Outra característica muito conhecida da maizena é de ser um tipo de relaxante natural. Mas não se preocupe! O ingrediente caseiro não tem o poder de alisar cabelos crespos e cacheados. Ele age apenas deixando os cachos mais maleáveis, macios e sedosos.

Também conhecida como amido de milho, a maizena é um ingrediente rico em vitaminas A, E e do complexo B. Esses nutrientes são responsáveis por trazer força e vitalidade para seus cabelos, além de diminuir o frizz, manter as madeixas alinhadas e acabar com o ressecamento e as pontas duplas.

Nem o leite nem a maizena possuem em sua composição qualquer substância que altere a estrutura dos fios, quebre as pontes salinas e mude a forma do cabelo. Ou seja, leite não alisa cabelo, maisena não alisa cabelo.

As duas opções mais populares são o hidróxido de guanidina e o tioglicolato de amônia. As duas versões de tratamento têm a finalidade de diminuir volume, mas podem ter resultados diferentes dependendo do cabelo. A guanidina é um hidróxido e quebra as ligações dissulfeto de forma irreversível.

Um outro truque que pode ajudar a deixar a raiz menos cacheada é secar os fios com o secador só nessa parte do cabelo, já que o calor ajuda a alisar os fios. A dica é usar uma escova redonda e pequena, para não comprometer os cachos do comprimento do seu cabelo.

Veja as dicas:

  1. Mude a posição do difusor e estique os cachos para evitar o fator encolhimento. ...
  2. Use um leave-in de textura leve na finalização dos cachos. ...
  3. Solte os cachos com pente garfo ou com as mãos depois de secar.

Relaxamento capilar é um tratamento voltado para cabelos cacheados e crespos. Ele tem como função deixar os cachos mais definidos e soltos, diminuindo o volume e dando mais movimento aos fios. Portanto, é um procedimento indicado para quem não quer abrir mão da curvatura dos cabelos.

Amaciamento: o tratamento clássico
Trata-se de um processo químico que diminui em até 50% o volume do cabelo, fazendo ele ficar menos rebelde. A maioria dos tratamentos é feito com hidróxido de sódio e não danificam os fios, fazendo eles manterem a textura e o caimento original!

O corte em camadas é a opção certeira para quem deseja um cabelo cacheado longo com muita leveza! As graduações do corte podem começar um pouco abaixo da raiz para distribuir o volume e deixar todo o cabelo leve.

Essa receitinha superfácil de fazer em casa promete fios mais macios e bastante hidratados, além de alisar gradativamente o cabelo (por isso, o uso constante é o mais indicado). Para fazer, leve ao fogo médio 200ml de leite, 2 colheres de amido de milho, o óleo vegetal da sua preferência e um bom creme de hidratação.