Como relaxar a coluna deitado?

Perguntado por: rapolinario5 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

1- Deite de costas e estenda os braços na altura dos ombros; 2 – Dobre as pernas para um lado e vire a cabeça para o outro lado; 3 – Permaneça na posição por 30 segundos, depois repita do outro lado; 4 – Repita o exercício três vezes de cada lado.

Alongamento de coluna
Sente-se com os joelhos dobrados e glúteos apoiados nos calcanhares. Mantenha as costas e pescoço alinhados, com olhar para frente. Erga os braços acima da cabeça e leve-os para frente o máximo que puder, deixando o tronco paralelo ao chão. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos.

A descompressão pode ser realizada com auxílio de dilatadores tubulares ou por via endoscópica. Antes de realizar o procedimento, o ortopedista especialista em Coluna estuda toda a anatomia da coluna do paciente, identificando os principais pontos de compressão e quais devem ser ressecados.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Fraqueza em um dos braços;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Incontinência urinária.

Mas como corrigir a postura durante o sono? O certo é começar mudando a posição que você deita na cama. Por isso, deite-se de lado, com um travesseiro confortável para a cabeça e outro entre as pernas, que devem estar levemente dobradas. Essa é a melhor posição para garantir que a sua postura ficará alinhada.

O ideal é dormir de lado, pois segundo os médicos a coluna fica mais alinhada do que em outras posições e não se sobrecarrega com o peso do corpo.

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao exalar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

Dormir para o lado direito agrava o refluxo gastroesofágico; pessoas com insuficiência cardíaca devem evitar deitar-se para o lado esquerdo. É a posição para dormir mais habitual, facilita a respiração, evita o ressonar (ou suaviza, pelo menos), mas não serve a todos.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso. Dor muito intensa na coluna.

Comece a massagem pela região dos ombros, pois é o local que acumulamos a maior parte da tensão. Coloque uma mão em cada ombro e massageie esta região por aproximadamente 2 minutos como se estivesse “amassando pão”. Lembre-se de alternar os movimentos.

O ponto referente as costas, coluna vertebral e região da lombar, localizado na mão, seja esquerda ou direita, fica exatamente na extrema ponta de cada um de nossos dedões. Em ambas mãos, este é o ponto que devemos estimular na auto massagem para alívio de dores nas costas.

Compressa quente. Para o alívio imediato da dor de costas, você pode colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar entre 15 e 20 minutos. Esse tipo de compressa melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos e, por isso, costuma aliviar o desconforto rapidamente.

dificuldade para tossir, espirrar ou manter uma mesma posição; – dor que piora com repouso; – queimação local; – dores no músculo piriforme.

Alongamento da coluna lombar
Deite-se de barriga para cima. Com os joelhos dobrados em direção ao teto e os pés apoiados no chão, leve o joelho direito até o peito e segure por 20 segundos. Dado o tempo, retorne à posição inicial e repita o mesmo movimento com o joelho esquerdo e fique por mais 20 segundos na posição.

Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

A crise lombar pode durar em torno de alguns dias até 12 semanas. Esse período depende do grau do quadro. Em casos de dor lombar aguda, o tempo de crise é menor, já nos quadros de dor lombar crônica, o período pode se estender por meses.

As causas da coluna travada
Muitas vezes está relacionada a traumas agudos, como estiramentos musculares, contusões e entorses. No entanto, alguns fatores como sedentarismo, obesidade, longas horas sentado, contribuem para o seu desenvolvimento.

SINAIS DE INFLAMAÇÃO NA COLUNA

  1. Dor na região;
  2. Febre;
  3. Dor de cabeça;
  4. Calafrios;
  5. Rigidez do pescoço;
  6. Dormência ou formigamento.