Como relatar um aluno com mau comportamento?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O que deve constar no relatório de aluno indisciplinado

  1. Descrição resumida do perfil do aluno.
  2. Expectativas de aprendizagem.
  3. Descrição sobre as aplicações das atividades.
  4. Processo de acompanhamento do aluno.
  5. Pontos positivos e negativos do aluno.
  6. Exemplos práticos sobre essas dificuldades apresentadas.

É PREGUIÇOSO – não procura realizar as atividades no tempo determinado para isso. É DEPRIMIDO, ISOLADO, ANTI-SOCIAL – ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social. É TAGARELA – Não costuma respeitar os momentos em que o grupo necessita de silêncio.

Registro de ocorrências através das unidades escolares
Em caso de uma ocorrência na escola, é necessário primeiramente comunicar o fato a Direção da Escola, que deverá fazer o registro dessa ameaça no sistema PLACON, que indicará os procedimentos para com o aluno agressor, quanto o procedimentos à vítima.

O relatório de aprendizagem deve ser bastante descritivo. Ou seja, ele deve conter quais são, exatamente, as dificuldades que este estudante apresenta e em quais áreas. Tipo de aprendizagem em que o estudante apresenta dificuldade (diferenciação de números ou letras, por exemplo);

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Generalizações: “Aluno tem dificuldades para adquirir conhecimentos”. Palavras atenuantes: “Aluno parece tímido”. Conclusões que apenas médicos e psicólogos podem chegar: “Aluno é hiperativo”. Palavras agressivas e ofensivas: desobediente, boca suja, mimado, fofoqueiro, egoísta, relaxado, bagunceiro.

Turma agitada? Veja 7 técnicas para acalmá-la!

  1. Faça um intervalo e leve os alunos para uma área externa. ...
  2. Reproduza um vídeo de música. ...
  3. “Se você pode ouvir minha voz, faça isso!” ...
  4. Bolhas de sabão. ...
  5. “Estátua!” ...
  6. Enfatize a importância da concentração. ...
  7. Identificar comportamento inadequado e exaltar as boas atitudes.

Quando o aluno não interage com os demais colegas, pode ser por um traço de personalidade, timidez ou pode ser por uma dificuldade de acompanhar os conteúdos esperados para a faixa etária dele.

Um aluno indisciplinado geralmente rouba toda a atenção na sala de aula, tirando o foco das outras crianças. Com isso, além dele próprio ter um aprendizado menor, muitos colegas podem passar a ter dificuldade em acompanhar as aulas, o que ainda pode gerar mais indisciplina.

Sinais típicos da hiperatividade

  1. Desempenho escolar ruim. O fator que costuma alertar os pais é a súbita queda do desempenho escolar. ...
  2. Desatenção. A criança se distrai facilmente. ...
  3. Agitação incontrolável. ...
  4. Tagarelice. ...
  5. Distração. ...
  6. Dificuldade de compreender instruções. ...
  7. Ansiedade. ...
  8. Impulsividade.

Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação. Tem como algumas das características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia).

O que deve constar em um relatório de ocorrências?

  1. Data e local da ocorrência;
  2. Descrição do sinistro;
  3. Pessoas envolvidas;
  4. Prejuízos gerados pela ocorrência.

Ocorrência de categoria Comportamental: As ocorrências do tipo comportamental têm cunho disciplinar, ou seja, estão relacionadas à conduta moral, civil e ética do aluno.

Sugestões para iniciar relatórios: Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno... Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre... A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.