Como Reia engravidou de Cronos?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Para se livrar da cilada, o rei trancou a filha em uma torre (mas que mania!); afinal, dessa maneira ela jamais ficaria grávida.

Cronos passou a governar, assumindo como esposa a sua irmã Réia, com quem teve seis filhos, conhecidos por Crónidas: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus. O reinado de Cronos ficou conhecido como a “Idade de Ouro” da humanidade (que tinha acabado de surgir), um tempo de muita prosperidade e paz.

Segundo a mitologia grega, Cronos, deus do tempo, devorava os próprios filhos para que nenhum deles pudesse um dia roubar-lhe o trono. Salvo pela mãe, Réia, Zeus conseguiu escapar ao trágico destino que o aguardava, vindo posteriormente a destronar o pai e a tornar-se rei dos deuses.

Por que Zeus trai a esposa de forma tão sistemática? Hera acredita que tudo seja culpa da incontrolável vulnerabilidade masculina ao prazer carnal. Mas o rei dos deuses não concorda. “Na verdade, o prazer no homem é muito mais tedioso e fraco do que aquele que vocês mulheres compartilham”, diz, para a raiva de Hera.

De acordo com a mitologia, Cronos tirou seu pai do poder, casou-se com a irmã Reia e governou durante a Idade Dourada da mitologia. Seu poder perdurou até ser derrubado pelos filhos Zeus, Poseidon e Hades.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, cortou seu pai em vários pedaços.

Zeus foi enviado para Creta, onde foi criado por Gaia ou por ninfas que moravam nessa ilha, de acordo com as diferentes versões do mito. Quando adulto, ele retornou para resgatar seus irmãos. Zeus fez seu pai vomitar aqueles que havia devorado, e, assim, Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon foram libertados.

Os mitos gregos narram que Zeus se casou duas vezes. Primeiramente, casou-se com Métis, deusa da saúde, com quem teve uma filha chamada Atena. Depois, casou-se com Hera, deusa do casamento e das mulheres, e com ela teve Ares, Ilítia, Éris, Hebe, Hefesto e Angelos.

Ela tinha um templo em Creta, o lugar em que ela escondeu Zeus para salvar de seu pai.

Também lhe é atribuída a paternidade de Hefesto, que ele teria tido de Hera, a ciumenta esposa de Zeus, filho mais novo de Cronos, ou de Afrodite, que assim não seria filha de Urano.

Em Deuses Gregos de Percy Jackson , a verdadeira aparência de Cronos é revelada pela primeira vez. Ele tem olhos dourados brutais, cabelo preto encaracolado e uma barba longa e enervante e pontiaguda. Ele tem 9 pés de altura, o que é curto para um Titã.

Urano, Gaia e a sua descendência eram referidos como divindades primordiais, das quais derivariam as diversas famílias de deuses gregos. De acordo com determinadas tradições, Urano odiava os seus filhos e assim que estes nasciam escondia-os no seio da terra, na zona do Tártaro, condenando-os a viverem ali para sempre.

Como castigo, ele não podia mais se alimentar. Mesmo rodeado de água até o pescoço e de vegetação, ele não podia alcançá-los.

Era Tétis, uma das Nereidas – as ninfas do Mar Mediterrâneo, filhas de Nereu, o Velho do Mar. Zeus se apaixonou na hora. Passou a cortejá-la e descobriu que a paixão era mútua.

Continuar lendo Quem matou o Cronos?