Como regularizar o meliponário?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os interessados em obter autorização na categoria de fauna silvestre chamada “Meliponário”, podem acessar o Sistema Integrado de Gestão da Fauna Silvestre (SIGAM) no ícone GeFau.

Isso quer dizer que para comercializar e registrar mel no MAPA, o produto deve passar pela inspeção e receber o selo de aprovação do SIF em seu rótulo. Se algum estabelecimento for flagrado comercializando seu mel sem o selo do SIF, ele poderá ser autuado. Portanto, sem sua aprovação não é permitido comercializar mel!

RTIQ - Mel e produtos apícolas — Ministério da Agricultura e Pecuária.

Diferente do que muita gente pensa, criar abelhas em ambiente urbano é possível. A procura crescente pela atividade, por parte de quem vive em cidades, fez com que a Embrapa Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.)

Denomina-se meliponario 0 local onde sac criadas, de forma racional, especies de abelhas comumente chamadas de abelhas nativas ou indigenas sem ferrao.

Alcance de voo: 1 km. Tamanho de Caixa INPA: Ninho e sobre ninho 12x12x7. Melgueira 12x12x5. Distância entre colmeias: 3 metros de distância é o recomendado.

No método tradicional, quando o apicultor faz uma nova colmeia, deve colocar a nova caixa de abelha a 1,5 km da caixa original.

“Eles matam as abelhas e fica por aquilo, um negócio que é protegido por lei, é crime ambiental”, destaca o meliponicultor, em referência à Lei Federal no 9.605/98, que proíbe a eliminação de enxames de abelha.

A margem de lucro é alta, com um custo que representa em torno de 25% da produção final. Além disso, o apicultor tem a vantagem de trabalhar com uma espécie que contribui para o equilíbrio do meio-ambiente. Porém, cuidados com questões técnicas, sanitárias e de mercado são essenciais nesse negócio.

Segundo a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas, é possível criar abelhas sem ferrão até mesmo em apartamentos sem representar riscos.

Para abrir uma Empresa de Produção de Mel, o empreendedor poderá ter seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Ele deverá avaliar as opções que melhor atendem suas expectativas e o perfil do negócio pretendido.

R$ 41,53.

O Mel é vendido a um entreposto exportador; Depois, é normalmente vendido a um envasador internacional.

Para que o mel seja considerado orgânico, ele precisa apresentar na embalagem o selo da certificação, que só é autorizado mediante auditoria de toda a propriedade apícola. Com o apiário certificado, o apicultor consegue produzir não só o mel, como outros produtos orgânicos, como geleias, cera, própolis etc.

O processamento do mel in natura começa com a recepção das melgueiras com favos; seguido da retirada dos opérculos. A extração é feita por centrifugação, no equipamento próprio. O mel passa por filtragem em uma peneira e é colocado em um tanque decantador, no qual as partículas estranhas são separadas por decantação.

Normalmente, o prazo de validade do mel vendido nos mercados é de dois anos, pois após esse período pode haver, por exemplo, alterações em sua consistência, coloração, aroma e sabor. No entanto, o produto pode durar muito mais do que dois anos se bem conservado.