Como regularizar meu NIS pela internet?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Uma das melhores formas de manter seus dados atualizados é pelo aplicativo do CadÚnico, no site do CadÚnico ou no site do Ministério da Cidadania. Essa atualização deve ser realizada pelo responsável pela família. O aplicativo do Cadastro Único está disponível para Android na Play Store e para Apple na App Store.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Novo Pedido”;
  3. Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

O Ministério do Desenvolvimento Social lançou uma ferramenta online, a Consulta Cidadão, que vai facilitar a vida dos usuários do Cadastro Único. Na página, é possível ver um resumo dos dados cadastrais e emitir o comprovante do cadastramento. Acesse!

O cadastro no CadÚnico deve ser realizado presencialmente no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) responsável pelo município onde o cidadão mora. Para ser atendido de forma efetiva, é preciso estar portando os documentos de todo o núcleo familiar.

Atualize o cadastro no NIS: após regularizar o CPF junto à Receita Federal, acesse a Caixa Econômica Federal, órgão responsável pelo cadastro NIS e pelos pagamentos dos programas sociais de auxílio e transferência de renda. O caminho mais direto é via Portal do Cidadão.

Está disponível para os empregadores o serviço de cadastramento do Número de Identificação do Trabalhador NIS (mesmo número do PIS) pela Internet. Com o cadastramento do NIS por meio da Internet, o número é obtido on-line .

Assim, caso algum dado esteja incorreto ou faltem informações relevantes em um ou mais cadastros, será necessário a sua identidade para ter acesso ao NIS. Para isso, pode ser preciso atualizar os seus dados online ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, a depender do caso.

Para fazer o agendamento no CRAS pelo telefone, é necessário entrar em contato com a unidade mais próxima e solicitar informações sobre o procedimento. Os atendentes do CRAS poderão fornecer orientações sobre os horários disponíveis e os documentos necessários para o agendamento.

Todas as pessoas que possuem cadastro na base de dados do CadÚnico devem atualizar as informações, no máximo, em 24 meses, ou seja, dois anos. Também é necessário que uma atualização de dados seja feita sempre que acontecer alguma mudança na composição familiar (novos membros, saída de membros, alteração de renda).

Ligue para 0800 707 2003 (não se preocupe, a ligação é gratuita). Selecione a opção 5. O atendimento por telefone é realizado das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados. Quais documentos utilizar para atualizar o Cadastro Único online?

Para se inscrever no Cadastro Único é preciso ir pessoalmente, num posto de atendimento.O responsável pela família precisa levar um documento com foto como, por exemplo, sua carteira de identidade.

O NIS é um registro da Caixa Econômica Federal sobre os cidadãos. Com esse número, o empregador cadastra os funcionários de forma online e garante os direitos trabalhistas. Dessa forma, descobre a que benefícios sociais o trabalhador tem direito.

É necessário buscar os canais de atendimento da Receita Federal. Se houver dados divergentes no CPF, tais como nome civil, nome da mãe ou data de nascimento no cadastro é possível alterar os dados pelo site da Receita Federal. Para inclusão/alteração de nome social na Receita Federal, o serviço tem que ser presencial.

A atualização do NIS pode ser realizada pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. Também é possível atualizar pelo site do Ministério da Cidadania. Caso os dados cadastrados junto ao seu NIS não tenham passado por nenhuma atualização nos últimos dois anos, você precisará apenas confirmar a manutenção desses dados.

Na página da CAIXA, no ícone "Acessar meu NIS", informando o número de CPF e senha do "Login CAIXA" para buscar o número do seu NIS/PIS. No aplicativo CAIXA TEM, por meio da funcionalidade "Meu NIS" também é possível obter o seu número NIS.

As famílias de baixa renda devem obter o NIS diretamente em um Cras do município onde reside. Os usuários cadastrados, com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, também podem fazer a inscrição da Tarifa Social no site da concessionária (www.neoenergiaelektro.com.br).

Acesse o site ou baixe o aplicativo Cadastro Único, em seu dispositivo Android ou iOS; Faça o seu o login com os dados cadastrados na sua conta Gov.br; Após acessar, selecione a opção “Consulta Cidadão” para pesquisar informações pertinentes à sua família no CadÚnico.

Mas e a pessoa que mora sozinha? Para ter direito ao benefício ela deve ter a renda de meio salário mínimo ou de até três? De acordo com o Ministério da Cidadania, a pessoa que mora sozinha tem uma renda que corresponde a de toda família, ou seja, ela está no perfil de quem recebe até R$ 3.135 por mês.

Você pode acompanhar a situação de seu cadastro na página principal do CadÚnico em consulta simples ou consulta completa. Caso você já tenha atualizado seu cadastro junto CadÚnico, pode demorar até 45 dias para ele constar da base de dados do ID Jovem. A atualização ocorre sempre na última semana de cada mês.