Como regular o pH do estômago?

Perguntado por: omachado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

1 – Coma maçã: a maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Os Antiácidos estomacais têm o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico presente em nosso estômago, o responsável por auxiliar na digestão dos alimentos que ingerimos.

Para manter o pH no ponto ideal, devemos seguir os mandamentos de uma alimentação equilibrada. Para começar, é necessário moderar o consumo de produtos que geram acidez, tais como carne vermelha, cereais refinados, alimentos industrializados e açúcar.

Mascar chicletes por meia hora após uma refeição pode impedir que o ácido estomacal suba pelo esôfago2,11. Isso acontece porque o ato de mascar chicletes faz você engolir com maior frequência e produzir mais saliva, o que neutraliza o ácido2,11.

Evite café, bebidas alcoólicas, gaseificadas, cítricos, alimentos condimentados, chocolate, tomate, cebola e qualquer outro alimento que sejam indicados como responsáveis por nossa acidez estomacal.

Lista de alimentos alcalinos
Frutas como abacate, uva, melancia, melão, maçã e também abacaxi, laranja e limão (apesar do grau de acidez), bem como todos os sumos de fruta em geral.

Embora seja um fruto ácido, o limão pode ajudar a reduzir queimação estomacal devido ao seu alto teor de ácido cítrico, que ao ser ingerido, é oxidado e funciona como um agente bloqueador do ácido do estômago, comportando-se como um “alcalinizante". isto é, um neutralizante da acidez interna, o que estabiliza o pH.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Cafeína, bebidas alcoólicas, cigarro e até o nervosismo também podem piorar problemas como gastrite e úlcera. Segundo pesquisas, o estresse é o fator que mais desencadeia crises estomacais.

De acordo com ela, a substância é utilizada em casos de refluxo gástrico e má digestão. Isso porque ajuda os níveis de PH do estômago, criando um ambiente alcalino e diminuindo a acidez do estômago.

Para fazer a correção do pH é preciso: para reduzir: se o nível de pH for elevado é necessário usar um ácido para diminuí-lo. Pode ser o ácido clorídrico ou o bissulfato de sódio em pó; para aumentar: nesse caso, para elevar o pH baixo é essencial o uso de uma base, como o carbonato de sódio.

A manutenção do pH do sangue em níveis normais é fundamental para a manutenção das células, que são recobertas por sangue. Quando há variação nesse índice, as células não se comportam como o esperado, podendo morrer mais cedo e causar diversas complicações de saúde.

O suor e o abafamento (normalmente causado por alguns tecidos de roupas íntimas), uma higiene inadequada, ou roupas muito apertadas também podem ajudar a desregular o pH vaginal. O uso de antibióticos também pode interferir no pH da vagina, pois eles acabam tanto com as bactérias nocivas, como com as saudáveis.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  • Água com limão. Dizem que o limão tem um efeito alcalinizante no organismo e por isso ajuda a neutralizar a acidez do estômago, evitando a dor que o refluxo provoca.
  • Chá de gengibre. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Chá de camomila. ...
  • Suco de babosa. ...
  • Betaína. ...
  • Mostarda.

Alguns dos remédios para má digestão mais indicados são:

  • Estomazil;
  • Eno;
  • Epocler;
  • Sonrisal;
  • Engov;
  • Gastrol.

Consumo: Pode ingerir uma colher (sopa) diluída em uns 3 dedos de água depois das refeições. Se sofre com refluxo beba-o uns 5 minutos antes das refeições. Leite de Magnésia: É outra boa opção para tratamento da acidez estomacal.

O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).

Para saber se o seu corpo é alcalino ou ácido, pode fazer um teste à sua saliva ou urina. Basta testá-la com uma tira de pH, ao acordar, e comparar a cor resultante com a tabela inclusa neste teste. Para obter melhores resultados devem-se testar os níveis de pH durante 10 dias. Saiba que um pH neutro é 7.