Como regular a pressão do CPAP?

Perguntado por: lgarcia9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Sendo assim, a pressão ideal do CPAP será definida a partir do diagnóstico, que só pode ser feito por meio da polissonografia. “Para saber qual pressão é indicada, o primeiro passo é buscar um médico do sono e realizar uma polissonografia, um exame que monitora o sono por meio de sensores colocados sobre a pele.

A grande maioria dos aparelhos CPAP geram fluxo de 4 a 20 cmH2O, o que os diferenciam são a pressão do ar, conforto ao respirar e também a capacidade de gerar dados para acompanhamento médico.

Premir o botão Subida (quando o fluxo de ar está ligado) irá diminuir a pressão do fluxo de ar, se recomendado, e, em seguida, irá aumentá-lo gradualmente. AVISO! NÃO utilize o RESmart® BPAP 20S/20A/25/25A se a exibição estiver irregular.

Nos primeiros dias, pode parecer um grande desafio começar a usar o CPAP a noite inteira. No entanto, pesquisas apontam que para o tratamento ter eficácia e melhorar a qualidade do sono, é necessário usar o CPAP ao menos quatro horas consecutivas.

Como já falamos aqui no blog da CPAPS, dormir de lado tem sido apontada pelos especialistas como a posição ideal para dormir. Além de proporcionar um descanso maior, facilita o funcionamento do nosso organismo.

O tempo de rampa é o período durante o qual a pressão terapêutica aumenta a partir de uma pressão baixa inicial até a pressão de tratamento prescrita. O tempo de rampa pode ser definido entre 5 e 45 minutos ou pode ser desativado.

Somados à irritabilidade e ao mau humor, são resultados de uma noite de sono sem o uso do CPAP. E em inúmeras situações, medicamentos não aliviam as dores e a viagem se torna desinteressante, uma vez que a pessoa não consegue se sentir com vigor para desfrutar dos passeios.

Pode estar ocorrendo fuga de ar pela boca durante o sono. Se estiver usando almofadas nasais ou máscara nasal, pode ser preciso usar uma cinta de queixo para manter a boca fechada, ou uma máscara oronasal para cobrir o nariz e a boca.

Os parâmetros da CPAP devem ser ajustados conforme a necessidade do recém-nascido. A pressão positiva expiratória final (PEEP) administrada deve ser em torno de 4-6 cmH2O, a PaCO2 deve ser tolerada entre 45-65 mmHg, e o oxigênio, ajustado para manter a PaO2 entre 50-70 mmHg.

Dessa forma, o médico (que pode ser um otorrinolaringologista ou um especialista em medicina do sono) irá prescrever uma regulação de acordo com o diagnóstico.

Existem indicativos que adiantam o tempo necessário para fazer manutenção do CPAP. Níveis sonoros acima do normal e odores incômodos ao ligar são indícios de que o dispositivo não está funcionando normalmente e que a sua terapia respiratória pode estar sendo comprometida.

Use traqueia aquecida no umidificador com CPAP
A traqueia ou tubo aquecido é um acessório projetado para ser utilizado exclusivamente com aparelhos que dispõem dessa tecnologia, pois completam a eficácia da umidificação.

O CPAP automático é um dispositivo que se ajusta às necessidades do usuário, aumentando ou diminuindo a pressão do fluxo de ar enviado às vias aéreas automaticamente, por meio de uma tecnologia que monitora a respiração do usuário.

Esfregue suavemente com sabão e água potável morna. Evite usar produtos de limpeza mais fortes, incluindo detergentes de louça, pois eles podem danificar a máscara ou deixar resíduos nocivos. Enxágue bem novamente com água potável morna.

Por isso, o uso do CPAP no tratamento da apneia do sono é vitalício!

O CPAP é um equipamento que ficará na sua vida por bastante tempo. Sua substituição deve ser feita entre 5 e 7 anos, podendo render até mais, caso seja bem cuidado durante seu uso.

TRAVESSEIRO VISCOELÁSTICO MULTI-MÁSCARAS PERFETTO Desenvolvido especialmente para pessoas que usam qualquer modelo de máscara para o tratamento da apneia do sono com CPAP ou BiPAP. Possui espuma de viscoelástico Auto moldável, Termo sensível, Anti pressão e anti alérgica.

A principal função do CPAP é manter as vias aéreas pérvias, enquanto que o BiPAP, além de mantê-las abertas, auxilia a musculatura inspiratória a encher de ar os pulmões.

Use o CPAP acordado
No início do seu tratamento para apneia do sono, utilize o seu aparelho CPAP acordado para se acostumar com a sensação da máscara. Você pode colocá-la na hora de ler um livro ou assistir televisão, assim estará mais familiarizado na hora de usar o CPAP para dormir.

Tente dormir de lado para ajudar as vias aéreas a permanecerem abertas, reduzir o ronco e aliviar a apneia leve, de acordo com os especialistas da John Hopkins Medicine.

– Eventos por hora: o cálculo dessa pontuação é feito de acordo com o índice de eventos respiratórios durante o sono, mais conhecidos como IAH. Quanto menos eventos respiratórios, maior será a pontuação. Se a quantidade for mínima, você obterá de 4 a 5 pontos.