Como regar Dracena baby?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Como regar essa planta? As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Não tolera o encharcamento. Se o tempo estiver seco, pulverize as folhas com água.

Luminosidade: a dracena-vermelha é uma planta que gosta de bastante sol. Por isso, se for plantá-la dentro de casa, deixe-a em um local com bastante luz natural; Plantio: pode ser feito diretamente na terra ou até mesmo em vasos.

A dracena pau d'água pode ser cultivada tanto em jardins da área externa como em vasos de plantas e floreiras dentro de ambientes internos. A espécie é extremamente resiliente e se desenvolve sob diferentes condições climáticas: luz difusa, sol pleno e meia-sombra.

Podem ser vários os motivos, mas o principal pode ser excesso de água. Nunca regue a planta em demasia. As regas devem ser moderadas com a finalidade de deixar o solo sempre úmido, nunca encharcado evitando a proliferação de fungos e surgimento de outras patologias.

A dracena se adapta bem a diferentes tipos de terra, mas cresce muito bem em terra vegetal com esterco, adubo, ou substrato. Se a terra for muito argilosa, você pode misturar um pouco de areia.

Excesso de flúor
A água da torneira é tratada com flúor em pró da nossa saúde bucal, e algumas plantas como dracenas, clorofitos e palmeiras podem apresentar as pontas das folhas queimadas devido a este elemento. O cloro da água não chega a ser um problema para a maioria das plantas.

Ainda que não seja uma planta exigente que requeira adubos especiais, as dracenas também precisam de nutrientes para crescerem bonitas e saudáveis. Utilize no solo das dracenas um adubo NPK 10-10-10 comum ou, caso lide bem com jardinagem, também é possível fazer o seu próprio adubo caseiro.

3 anos

Cada folha tem uma vida útil de 2-3 anos; a planta inteira viverá muito mais tempo com os devidos cuidados.

O pau d'água ou dracena também é capaz de purificar o ar do ambiente onde é cultivado. Além disso, a espécie possui um significado importante para o Feng Shui: a filosofia diz que ela transborda boas energias nos locais em que é inserida, seja em casas, locais de trabalho ou outros espaços.

6 - Dracena
Benefícios: A Dracena pode absorver o dióxido de carbono do ambiente, proporcionando um local com maior quantidade de oxigênio fresco, o que consequentemente nos torna mais concentrados e produtivos. Também auxilia na umidade do ambiente e filtram o ar de substâncias tóxicas, reduzindo a fadiga.

Não tenha medo de cortar as folhas ou galhos dela. Ela também é conhecida como “dragoeiro” ou “dracena.” Depois de aparar as folhas e cortar os caules, coloque-os em um vaso com água se quiser replantar.

Conhecida popularmente como pau-d'água e coqueiro-de-vênus, a Dracena fragrans se transformou no símbolo de todo o gênero dracena. É um arbusto de porte grande, nativo da África, que pode chegar a 6 m de altura.

Deixe a planta hidratando por, aproximadamente, dez minutos. Retire a planta do recipiente e a coloque sobre um prato, para que o excesso de água seja drenado. Após escorrer, leve a planta de volta ao seu vaso ou área de plantio. Pulverize as folhas com água.

Cresce: Pode chegar a 2 metros de altura.

Como as dracenas precisam de um nível médio de umidade, o ambiente pode chegar a algo em torno de 50%. Se ela cair abaixo de 30%, como durante o inverno, borrife água nas folhas a cada dois ou três dias. Se as pontas e bordas das folhas ficarem pardas, provavelmente significa que a umidade está baixa.

Adube a terra. A falta de adubo deixa as folhas amareladas e acaba por prejudicar o crescimento das suas plantas, por isso, é necessário adubar de forma correta. Oferecer a quantidade de adubo necessária para elas as mantém saudáveis, assim, o ideal é manter uma rotina de adubação da terra.

Normalmente, as folhas de uma planta ficam amarelas quando estão perto de morrer e cair. Por isso, a falta de água pode ser uma razão para que isso ocorra. “Quando a planta vive com sede ela economiza a água restante, descartando folhas que, antes de serem derrubadas, apresentam um aspecto amarelado”, explica Mariana.

Limpar a poeira das folhas também permitirá que ela absorva luz com mais eficiência. As folhas da Dracaena também podem murchar ou descolorir se você as aguar demais, então garanta que seu pote tenha drenagem na base e nunca permita que a planta fique em adubo encharcado.

O substrato ideal para a dracena, que pertence à família Asparagaceae, é rico em nutrientes e não demasiado solto, para ajudar a uma maior estabilidade da planta, um bom exemplo é o nosso substrato para plantas verdes e palmeiras.