Como referenciar uma resenha ABNT?

Perguntado por: mvieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

No caso de ser uma resenha crítica acadêmica é obrigatório citar a obra nas normas da ABNT e isso deve estar antes da introdução. Nas normas da ABNT, as citações das obras é feita da seguinte maneira: sobrenome e nome do autor, título da obra, edição, local, editora e ano da publicação. Exemplo: BOSI, Alfredo.

A resenha crítica é um texto de natureza argumentativa. Em média, deve ter 4 páginas. Na introdução,. deve-se deixar claro as informações bibliográficas do texto e contextualizar o assunto sobre o qual se fala. No desenvolvimento, deve-se apontar as ideias e argumentos principais da obra.

A capa de uma resenha crítica
A fonte deve ser Arial, tamanho 11, com parágrafo justificado, observa-se a tabulação de parágrafos em 1,25 cm.

Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

No cabeçalho da primeira página deve vir a referência bibliográfica do texto resenhado.

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

  1. Identifique-se na sua resenha acadêmica. Na hora de escrever a sua resenha acadêmica, o primeiro passo deve ser identificar se. ...
  2. Sinalize os dados da obra analisada. ...
  3. Descreva o conteúdo da obra resenhada. ...
  4. Analisando o material de forma crítica. ...
  5. Finalize a sua resenha com uma conclusão.

A resenha é uma modalidade textual em que o autor (resenhista) descreve ou emite opinião sobre um determinado filme, álbum musical, romance e demais produções culturais.

CONCEITO: A resenha bibliográfica é um resumo de uma obra analisada, em que o autor deve manifestara sua opinião.

Arial

Os editores de texto mais tradicionais trazem uma lista de muitos formatos de fontes e pode confundir um pouco. Mas a regra da ABNT para o tamanho e o tipo da fonte é bastante simples. De forma geral, as normas da ABNT estabelecem que o tipo de fonte deve ser Arial ou Times New Roman. Sempre na cor preta.

A fonte deve ser Arial ou Times New Roman de tamanho 12 (lembrando que deve ser a mesmo de todo o restante do trabalho). Deve ter alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda e espaçamento de 1,5cm entre linhas, além de o nome do autor estar alinhado à direita e entre parênteses.

Características da resenha
A resenha é um texto descritivo, que pode ser opinativo, e é breve. descritiva: o resenhista descreve o texto com suas palavras, oferecendo um apanhado da obra; pode ser opinativa; breve.

Informações sobre o gênero: A resenha é um texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações.

Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc. Como se trata de um texto que aborda outro texto, são necessários alguns procedimentos a fim de que as vozes dos autores (da resenha e da obra resenhada) não se misturem.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Pense na estrutura do seu texto.
Na introdução, coloque tópicos sobre o autor. No desenvolvimento, coloque tópicos sobre a obra. Na conclusão, coloque tópicos sobre o público recomendado, nível de dificuldade da obra. E, se a resenha for crítica, coloque alguns pontos sobre a sua opinião.

Citação direta

  1. Nome do autor fora de parênteses: Somente a inicial maiúscula + (Ano, página) Ex: Kotler (2019, p. 30) é enfático ao afirmar: “… ...
  2. Nome do autor entre parênteses: (tudo em Maiúscula, Ano, página) Ex: “…dar prioridade aos acionistas é a forma menos útil de servi-los” (KOTLER, 2019, p. 30).

Exponha os principais aspectos, argumentos e descobertas do artigo em palavras próprias, usando o resumo como apoio. Mostre os embasamentos para as alegações do artigo e inclua as conclusões. Isso pode ser feito em vários parágrafos, mas a extensão da resenha dependerá do que o professor ou editor pediu.

Adicionar citações ao seu documento

  1. Clique no final da frase que você deseja citar, vá até a guia Referências e, no grupo Citações e Bibliografia, clique em Inserir Citação.
  2. Na lista de citações em Inserir Citação, selecione aquela que você deseja usar.