Como referenciar cartilha ABNT 2019?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso); SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso); SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso). Título da obra: subtítulo. Edição. Local (cidade): editora, data de publicação.

AUTOR: Título da obra [online]. Disponível na Internet via correio eletrônico: endereço. Mensagem: texto da mensagem. Data.

Para a Embrapa é recomendada a expressão "citado por". Deve ser indicada obedecendo à seguinte ordem: sobrenome do autor do documento original, data, seguida da expressão: "citado por", e sobrenome do autor da obra consultada e da data. Na lista de referências, deve-se colocar somente a obra consultada.

Entende-se cartilha como um material que expõe de forma leve e dinâmica um conteúdo. Ela deve apresentar texto, imagens e/ou ilustrações coloridas. Além disso, pode conter jogos, passatempos, tirinhas, entre outros. Sua extensão deve ser curta (14 páginas ao máximo, incluindo elementos pós-textuais).

Você deve começar uma referência sempre pelo nome do autor. Portanto, caso tenha utilizado um relatório criado pela OMS em seu trabalho, comece escrevendo o nome "Organização Mundial da Saúde", seguido de um ponto final. A primeira parte de sua referência será: Organização Mundial da Saúde.

Disponível em: https://www.gov.br/cgu/pt-br/acesso-a-informacao/servico-informacao-cidadao-sic. Acesso em: 18 jul. 2022. Publicação do DIÁRIO OFICIAL (artigo de periódico):

SOBRENOME, Nome do autor. Título do Material Didático: subtítulo se houver. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação.

Local de publicação, abreviatura do estado ou nome do país: Editora. com Deficiência. Rio de Janeiro: Fiocruz.

De acordo com a NBR 6023 da ABNT, a referência dos documentos online citados em trabalhos acadêmicos deverá ser feita da seguinte forma: ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo.

O Flipsnack é um criador de folhetos digitais baseado na nuvem que permite criar folhetos a partir de PDF ou do zero, muito rápido. Quando o folheto for criado, você pode compartilhá-lo nas redes sociais, enviá-los via e-mail ou mantê-los prontos para imprimir.

A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto. Ex: BRASIL. Ministério da Saúde.

Citação: BRASIL. Ministério da Defesa Nacional. Estratégia nacional de defesa.

“Os livros ficarão disponíveis para download por um período de trinta dias e, após esse período, o acesso só será possível com a aquisição desses exemplares no site www.embrapa.br/livraria”.

São Paulo: Casa do Psicólogo/CFP, 2000. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP N.º 007/2003.

O corpo do texto deverá ter espaçamento 1,5, enquanto citações com mais de três linhas, legendas e referências deverão ter espaçamento 1,0.

A Cartilha é um recurso instrucional impresso, que serve como material de estudo, facilita e fixa a aprendizagem.

Cartilhas são materiais informativos e educativos que devem expor de forma leve e dinâmica o conteúdo. Deve conter: Para sua elaboração é necessário atentar para: Acredita-se que a cartilha aumenta o entendimento do público-alvo, ajuda na memorização das informações e aumenta a adesão dos pacientes ao tratamento.

Vá para Arquivo > Novo. Digite o livreto na caixa de pesquisa e selecione o ícone de pesquisa. Quando você encontrar o modelo que deseja usar, selecione-o e escolha Criar. Clique em Arquivo > Salvar uma cópia para salvar seu livreto.

Desta forma, a cartilha digital se apresentou como um instrumento de grande aceitação entre os docentes e como potencial instrumento didático de constante utilização nas mais diversas áreas do conhecimento, devido a sua formatação, que possibilita fácil compreensão do tema abordado, além de seu acesso e formato digital ...

CNRH/UNICEF – Centro nacional de Recursos Humanos do Unicef.