Como reduzir o menor denominador comum?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Observação: Para reduzir as frações ao menor denominador comum, encontramos inicialmente o mínimo múltiplo comum dos denominadores e em seguida dividimos este m.m.c. pelo denominador de cada fração e multiplicamos o resultado pelo respectivo numerador.

1º passo: multiplicar os denominadores, formando o novo denominador. 2º passo: multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira. 3º passo: efetuar as operações indicadas entre os numeradores.

Por exemplo, 3/4 é uma fração reduzida, pois não há nenhum outro número além de 1 capaz de dividir 3 e 4 ao mesmo tempo. Agora observe a fração 2/4. Ela pode ser simplificada, dividindo o numerador e o denominador por 2, e terá como resultado 1/2.

Quanto menor o denominador, maior será a escala e, portanto, mais detalhes poderão ser representados. Os mapas de pequena escala são aqueles em que a realidade foi muito reduzida. Representam grandes áreas, como todos os continentes, por exemplo.

Quando duas ou mais frações têm denominadores deferentes, é possível transformá-las em outras frações equivalentes, é possível transformá-las em outras frações equivalentes que tenham denominadores iguais. A isso chamamos redução de frações ao mesmo denominador.

A regra é a seguinte: Se houver fatores iguais no numerador e no denominador, esses fatores podem ser cortados. Lembre-se: a divisão entre eles vai dar 1, o que não influencia uma divisão ou multiplicação. Como esses fatores simplesmente somem, esse processo ficou conhecido como “cortar”.

Para racionalizar uma fração, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Encontrar o conjugado do denominador. Como vimos, o conjugado deve ser tal que elimine a raiz do denominador.
  2. Multiplicar o conjugado em cima e embaixo da fração.
  3. Simplificar a fração equivalente encontrada.

Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador. Para isso, devemos aplicar algumas técnicas como a utilização do MMC (mínimo múltiplo comum) entre os denominadores.

Primeiro se resolvem as expressões dentro das chaves, depois colchetes e, em seguida, parênteses. Além disso, dentro dessas expressões, a seguinte ordem prevalece: expoentes, multiplicação, divisão, adição e subtração. Caso a expressão seja simplificada fora dessa ordem, a conta pode dar errado.

Portanto, quanto maior o denominador da escala, maior é a redução aplicada para a sua elaboração e menor será a escala. As escalas grandes são aqueles que reduzem menos o espaço representado pelo mapa e, por essa razão, é possível um maior detalhamento dos elementos existentes.

Frações próprias: são aquelas cujo numerador é menor do que o denominador, ou seja, são partes tomadas de um inteiro.

Lembre-se que denominador é o número de baixo da fração e o numerador, o de cima. Se o denominador das frações for o mesmo, você só precisa olhar o numerador para saber qual é maior. Por exemplo, com as frações 5/12 e 7/12, você sabe que 7/12 é maior que 5/12 porque 7 é maior que 5.

Uma técnica comum para simplificar expressões algébricas. Ao combinar termos semelhantes, como 2x e 3x, somamos seus coeficientes. Por exemplo, 2x + 3x = (2+3)x = 5x.

A simplificação também pode ser realizada antes da multiplicação dos termos, para isso, basta identificarmos um número que divide o numerador e o denominador no mesmo instante. Note que a simplificação reduz os números fracionários, ocasionando uma multiplicação mais simples, o que facilita os cálculos matemáticos.

Se o denominador das frações for o mesmo, você só precisa olhar o numerador para saber qual é maior. Por exemplo, com as frações 5/12 e 7/12, você sabe que 7/12 é maior que 5/12 porque 7 é maior que 5.

Fração Própria: é toda fração que representa uma quantidade menor que 1. Uma característica que nos permite reconhecer facilmente esse tipo de fração é que elas apresentam o numerador menor que o denominador; Fração Imprópria: é toda fração que representa uma quantidade maior que 1.

MDC (18,27)= 9. Então, simplificaremos o numerador e o denominador dividindo por 9. Nesse caso, encontramos de forma direta a fração equivalente irredutível.