Como reduzir a taxa de juros do financiamento imobiliário?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Outra maneira de reduzir a taxa de juros do financiamento imobiliário é por meio de uma amortização da dívida. Nessa modalidade, o cliente tem a opção de adiantar as parcelas e, gradualmente, quitar o financiamento, ao mesmo tempo que o valor final é reduzido mensalmente.

Juros devem cair a partir de 2023, dizem especialistas.

Quais as dicas para diminuir a parcela do financiamento?

  1. Pesquise muito e faça simulações.
  2. Aumente o valor da entrada.
  3. Use o saldo do Fundo de Garantia.

Ao optar pela quitação antecipada de parte da dívida é possível diminuir o número de parcelas ou o valor das prestações. A opção que permite descontos nos juros é a que reduz o número de parcelas. Dessa forma, o valor final do financiamento é reduzido. Como os juros incidem sobre esse valor, ficarão mais baixos.

Tem como reduzir a prestação do financiamento da Caixa? De acordo com a Caixa, é possível reduzir a prestação em até 18 meses. Isso se o contrato tiver no mínimo as 12 últimas prestações pagas em dia e o saldo devedor não ser maior que 80% do valor do imóvel. Basta entrar em contato com o gerente.

Em 2023, podemos apostar em um cenário de desinflação, já que as taxas de juros e outras medidas econômicas têm se mostrado bem-sucedidas na redução dos preços, resultando em um recuo nas valorizações dos imóveis, frente à valorização vista nos últimos anos, embora, particularmente, não acredito em uma diminuição de ...

A Instituição mantém sua projeção de que a Selic chegará a 13% ao fim de 2023 e a 10% em 2024.

Em comparação aos últimos três anos, 2023 se mostra um dos menos favoráveis para o financiamento de imóveis. Fica mais fácil entender o motivo quando se avalia que, no passado recente, a taxa básica de juros (Selic) esteve no menor nível da história, a 2% ao ano, e fez com que o crédito ficasse mais barato.

A variação pode vir da TR, taxa que depende da movimentação de títulos públicos no mercado secundário – e sobe quando a taxa básica de juros, a Selic, é elevada. O valor, contudo, não costuma ser um problema. Depois de um bom tempo zerada, a TR dos últimos 12 meses (fev/22 – jan/23) está em 1,78% ao ano.

Na prática, não há uma modalidade melhor do que a outra. A escolha deve levar em consideração se o comprador deseja pagar parcelas menores ou se ele prefere quitar o quanto antes o seu financiamento.

Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Pela tabela do BC, fica claro que os bancos que apresentam as menores taxas de juros para financiamento imobiliário são Sicoob (7,4% ao ano), Banestes (7,83%), Safra (8,31%) e Caixa Econômica (8,95%).

Ao quitar financiamento, o Código de Defesa do Consumidor também garante ao cliente o direito de receber um desconto sobre os juros incidentes proporcional ao tempo de adiantamento. Então, calcula-se esse desconto com base no tempo restante para o término do financiamento: quanto menor o tempo, maior o desconto.

Amortização do capital e as parcelas do financiamento
Tecnicamente falando, não dá pra pagar suas parcelas de trás pra frente, o que você pode procurar fazer, é a amortização do capital que você pegou emprestado de sua instituição financeira.

8,99%

"A Caixa está ofertando, desde 03 de abril de 2023, taxas de juros a partir de 8,99% a.a., na modalidade SBPE.

Não há dúvidas de que a principal vantagem de amortizar a dívida imobiliária é que o valor total será reduzido e em um prazo bem menor do que o contratado no início. Nada melhor do que conferir o financiamento e perceber que falta pouco para tirar as despesas do orçamento mensal.

Amortização do financiamento habitacional
Reduza o valor das parcelas ou o prazo do seu financiamento, pagando parte do saldo devedor com recursos próprios pelo App Habitação CAIXA, App CAIXA e Internet Banking CAIXA ou Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104. Você pode realizar a operação quantas vezes desejar.

Por isso, de 2024 em diante - horizonte que o mercado projeta para os cortes nas taxas juros - os imóveis tendem a se valorizar ainda mais. Ou ao menos é por isso o que o setor espera. Portanto, 2023 pode ser o ano de comprar mais barato e ver o seu imóvel se valorizar a partir de 2024.

Ou seja, os valores de imóveis não devem sofrer grandes variações ao longo de 2023. Essa estabilidade nos preços dos imóveis, somada com a estabilidade no cenário político (após as eleições e definição dos ministérios), aquece a economia do país. Portanto, é um ótimo momento para investir.

Quais são os melhores Fundos Imobiliários em 2023?

  • Capitânia Securities FII (CPTS11) ...
  • Bresco Logísitca (BRCO11) ...
  • VBI Logístico (LVBI11) ...
  • VBI Prime Properties (PVBI11. ...
  • CSHG Renda Urbana (HGRU11)

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 12,25% ao ano, segundo o boletim Focus. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica caia para 9,50% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 9% ao ano e 8,75% ao ano, respectivamente.