Como recusar educadamente um orçamento?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Boa tarde, [nome]. Espero que esteja tudo bem com você. [Nome], sendo direto e sucinto, infelizmente não podemos prosseguir com o projeto por falta de orçamento da [nome da sua empresa].

Seja sincero
O real motivo da dispensa do serviço deve ficar claro para o contratante. Caso o problema seja o valor abaixo da expectativa, fale exatamente isso. Com educação e respeite, mas seja honesto. Nunca invente uma desculpa falsa.

Ao recusar propostas, seja cordial e agradeça o interesse e o contato do cliente. Para evitar qualquer tipo de ruídos na comunicação, vale até entrar em contato por telefone, a fim de expor com clareza suas razões. Às vezes, conversas por texto não expressam tão bem aquilo que temos a dizer.

Dê um bom motivo para recusar a oferta
No entanto, você não precisa entrar em detalhes. A melhor abordagem é ser breve e honesto sobre o motivo específico para não aceitar a vaga, apresentando uma razão concreta, por exemplo: “Após analisar as propostas, decidi aceitar uma vaga que oferece novos desafios”.

1. “Deixe-me pensar sobre isso” Essa é uma forma educada e super profissional de dizer NÃO. Além disso, é uma ótima forma de pedir mais tempo para refletir sobre a proposta ou convite feitos.

Para declinar de um item da cotação, o fornecedor tem a sua disposição a tela de suas propostas. Os passos são os seguintes: Clicar no botão “Declinar do item”. O sistema apresenta, então, a tela de confirmação de declínio do item, apresentando alguns motivos pré- definidos.

4 dicas de como dizer não educadamente para o cliente

  1. Justifique a negativa. ...
  2. Apresente alternativas e ofereça soluções. ...
  3. Seja educado, honesto e transparente. ...
  4. Se mostre disponível para atender o cliente no futuro.

Para isso, deve-se apresentar uma notificação com antecedência por escrito. A maioria dos acordos também permite que o contrato seja cancelado por qualquer outro motivo. Desde que se cumpra o envio de notificação por escrito e o pagamento integral até a data de rescisão.

Como dispensar um cliente de maneira educada
A solução é ser direto, mas gentil, e explicar seus motivos de maneira clara e objetiva. Por exemplo: “Olá [cliente]. Infelizmente não conseguirei atendê-lo neste pedido porque…”

Caso você perceba que não quer compromisso e a outra pessoa, sim, é preciso dizer a verdade. Uma boa alternativa é falar: “Sinto muito, eu realmente gostei de conhecê-lo, mas quanto mais tempo passamos juntos, mais isso me fez perceber que não estou pronto para começar algo novo com alguém.”

Como dizer não para uma promoção
Caso o colaborador não esteja se sentindo pronto, é importante ser transparente com o gestor e apontar quais são os pontos que ele sente que não é capaz de atender. “Em meio a isso, se for uma vaga que de fato o interessa, ele deve deixar claro que deseja solucionar os gaps.

Nós, da NOME DA EMPRESA, gostaríamos de agradecer por sua decisão de comprar nossa solução para atender às necessidades de seu negócio. Temos certeza de que os resultados superarão suas expectativas, porque sabemos que sua empresa sempre usa todos os seus recursos da melhor forma e com extrema competência.

Comece agradecendo o interesse do turista na sua casa ou apartamento. Depois, explique por que motivo não poderá atendê-lo. Lembre-se de que não é obrigatório justificar-se, mas que isso ajuda a manter a reputação do seu negócio. Na sequência, decline oficialmente a solicitação.

Dicas para saber dizer não de forma positiva

  1. 1 – Explique bem o que está acontecendo. Antes de tomar qualquer decisão, converse com a criança. ...
  2. 2 – Mantenha-se alerta. É possível que a criança chore, que faça birra ou que apele à chantagem emocional. ...
  3. 3 – Não se sinta mal. ...
  4. 4 – Seja coerente. ...
  5. 5 – Seja assertivo.

5 dicas para dizer não de forma assertiva

  1. 1) Respire fundo!
  2. 2) O “não” é para a situação, não para quem pede.
  3. 3) Ative o modo negociador.
  4. 4) Conheça os medos que o cercam.
  5. 5) Na dúvida, silencie.

Confira 4 dicas para responder e-mails rudes:

  1. Não os responda diretamente. É lógico que é digno de ficar bravo e chateado quando você recebe uma mensagem rude. ...
  2. Seja prestativo e educado. ...
  3. Peça uma terceira opinião. ...
  4. Uma vez respondido, bola para frente.

Espelhe o pedido deles
Por falar em empatia, uma das melhores táticas para escapar impune de uma resposta negativa é assumir a mesma posição que eles. Se você está lidando com uma situação (ou pessoa) difícil, isso pode ajudar a fazer com que sua resposta não pareça tão negativa.

declinar – No sentido de “demonstrar desinteresse por; recusar, refutar, rejeitar”: transitivo direto ou transitivo indireto: Declinou o convite ou Declinou do convite.

1 – Não é possível mexer nesse preço. 2 – Não, esse é o preço justo para remunerar o valor de nosso produto. 3 – Não tenho como mexer no preço sem tirar parte do que estou lhe oferecendo. 4 – Não tenho como diminuir o preço, quero que fique seguro de que está fazendo o melhor negócio.

Você pode dizer “eu realmente aprecio a sua atenção e prestatividade, me sinto mal dizendo isso, mas não é o que eu estou procurando, obrigado”!