Como recuperar uma tinta que secou?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Supondo que a sua tinta seja látex, uma boa opção para amolecer tinta de parede é simplesmente utilizando água. Uma forma de fazer esse trabalho é colocar a tinta em um balde, levando em conta a medida de 120 ml de água para cada 4 L de tinta a ser diluída.

Dilua o produto
Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor.

Como tirar tinta acrílica do piso
Aqui, você vai precisar de: detergente, amônia e água morna. Basta misturar esses produtos em um potinho e aplicar no piso com a ajuda de uma esponja. Então, é só esfregar até que a tinta saia!

O amaciante de roupas reduz a tensão superficial entre líquidos e sólidos, tornando a água “mais úmida”. Deixe o rolo de molho por um tempo e o amaciante de roupas irá agir. Aí depois é só enxaguar.

dois anos

A tinta tem validade de dois anos depois de aberta. Para obter a melhor durabilidade possível, recomendamos que ela não seja completamente diluída assim que for usada. A tinta diluída não pode ser reutilizada, perdendo as propriedades e até causando mau cheiro.

Se a tinta for à base de água, mergulhe esses objetos em água; se for à base de solvente, mergulhe no mesmo produto diluente utilizado na tinta. Deixe ficar de molho até que os pelos se descolem um do outro e a tinta tenha se soltado totalmente.

A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox. Vale lembrar que a aguarrás não remove esmaltes e tintas, apenas funciona para diluí-las.

O mais indicado é colocar 20% de água na primeira demão de tinta e 10% na segunda e terceira demão. Caso você utilize um compressor dilua 30% de água. Também é preciso prestar bastante atenção no momento de diluir a água na tinta, para não exagerar.

Se a tinta está vencida, o adesivo que está dentro dela também está vencido, podendo gerar problemas de adesividade ao substrato, além da soltura do produto”, revelou.

Contudo, se o produto estiver aberto pode ser usado novamente num curto período de até dois meses se não estiver misturado. Caso contrário, se estiver misturado, não deve ser aplicado, mesmo que esteja dentro do prazo de validade.

Utilize uma vareta para misturar bem a tinta, até que ela esteja completamente homogênea. Teste a tinta em jornais velhos. Se houver grumos ou pelotas, ela não está mais adequada para uso e deverá ser descartada. O prazo de validade da tinta depende do seu tipo.

As tintas quando secam mudam de cor, algumas clareiam enquanto outras escurecem. Compre apenas uma lata pequena na cor desejada, e faça um teste.

Não, pois a diluição correta do produto aumentará sua aderência, ajudará seu alastramento, tornando o acabamento mais bonito, além de facilitar sua aplicação; faça a diluição conforme recomendado pelo fabricante.

Um erro comum é usar GASOLINA para diluir. Por que NÃO devemos usar gasolina? A gasolina é derivado de petróleo e sempre vai acontecer de ter resíduos de óleo, retardando a secagem. A pigmentação tem resistência sobre a gasolina, podendo ter alteração de cor, pois o pigmento não dissolve em sua plenitude.

“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica. Para manipular todos esses materiais, é indicado usar máscara de proteção, óculos e luvas látex.

A resposta para ambas indagações é sim, é possível! Mas é preciso que se faça todo o processo de forma inteligente, fácil e prática, uma vez que é comum o fato das pessoas iniciarem o processo de retirar a tinta da parede, e desistirem no meio do caminho.

O álcool isopropílico ajuda a quebrar moléculas da tinta e amolecer, auxiliando na remoção. Uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico pode ser usada em um balde e passado um pano no chão, retirando aqueles pequenos pingos de tinta.

É possível, por exemplo, misturar tipos diferentes de tintas em uma mesma pintura – desde que elas “conversem” entre si. Por exemplo, podemos misturar tinta acrílica e aquarela num mesmo trabalho, pois ambas são à base de água.