Como recuperar os movimentos do braço depois de um AVC?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Faça alongamentos com frequência. Esse tipo de exercício pode ser doloroso para quem passou por um AVC. Mas são importantes, porque auxiliam na manutenção do movimento e ganho de amplitude. Afinal é importante diminuir o tônus muscular e recuperar a mobilidade total.

O membro mais comumente envolvido em síndromes de dor pós-AVC é o braço na articulação do ombro, provavelmente devido aos efeitos da gravidade. Isso, geralmente, ocorre durante os estágios iniciais da recuperação do AVC, quando o membro está flácido e deve ser cuidadosamente monitorado no ambiente de internação aguda.

A recuperação de um acidente vascular cerebral é um processo lento e gradual. Sendo praticamente aceite que o pico de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o Acidente Vascular Cerebral.

Quando ocorre um AVC, as células nervosas, na área afetada, não atuam devido à falta de oxigénio. Assim, podem surgir diferentes áreas afetadas e posteriores sequelas como por exemplo: paralisia. fraqueza dos músculos de um lado do corpo.

As sequelas mais comuns são aquelas relacionadas às estruturas cerebrais irrigadas pela artéria cerebral média, local mais comum dos principais AVCs. Ou seja, são sequelas motoras, com dificuldade para movimentar membros do corpo, para ler, falar, engolir e compreender o que é dito”, afirma o cardiologista Marcus Gaz.

As sessões de fisioterapia devem iniciar-se logo após o AVC, ainda no hospital e devem ser realizadas preferencialmente todos os dias, pois quanto mais rápido o paciente for estimulado, mais rápida será a sua recuperação.

A fisioterapia motora deve ser realizada de 2 a 3 vezes na semana, em dias intercalados. O número de repetições, bem como a intensidade dos exercícios e duração da sessão, dependerá do quadro clínico do paciente. Exercícios domiciliares diários também são orientados pelo fisioterapeuta, principalmente os alongamentos.

Levar a pessoa até o hospital assim que os primeiros sintomas surgem, é o que determina o nível de sequelas que o paciente poderá sofrer. Tratar estas sequelas e voltar à vida normal, nos dias de hoje, não é uma promessa ou sonho, mas sim, uma possibilidade plenamente alcançável.

Esse processo pode levar o músculo afetado à morte e geralmente causa intensa dor no do peito, como um aperto ou uma pontada que pode se alastrar para o pescoço, axila, costas ou braço esquerdo.

O Alteplase, um dos medicamentos utilizados no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, passa a fazer parte da lista de medicamentos disponibilizados pela rede pública de saúde.

Posicionamento: cuidar do posicionamento da pessoa que teve o AVC e o seu. Muito cuidado com a coluna, evitar “arcar” o tronco para frente, tentar às vezes, se for agachar, usar mais a perna do que a coluna, para você também não ter uma lesão no futuro.

Depois que um AVC acontece, é comum que o indivíduo apresente sequelas ligeiras ou graves. Tudo vai depender da região que o cérebro foi afetado e por quanto tempo ele ficou sem sangue. Uma das sequelas mais comuns de notar é a perda da força física, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade para andar ou falar.

O folato (vitamina B9) é outro nutriente que reduz a gravidade de sequelas após um AVC, além de evitar os fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Os principais alimentos ricos nesse nutriente são: Leguminosas (feijões, ervilha, edamame, soja, grão-de-bico, amendoim, lentilha) Espinafre.

Um ataque isquêmico transitório (AIT) consiste numa alteração da função cerebral que, normalmente, dura menos de uma hora e é causada por um bloqueio temporário do fornecimento de sangue ao cérebro.

Lesões mínimas nesses locais são mais graves. Em áreas cerebrais menos utilizadas, os efeitos são menores. No caso de indivíduos destros, lesões no hemisfério esquerdo do cérebro são mais prejudiciais, pois esse é o lado que comanda o lado direito do corpo.

Na maioria das pessoas o hemisfério dominante é o lado esquerdo. Dessa forma, o AVC que acomete o lado esquerdo do cérebro, além de poder causar fraqueza do lado contra-lateral, isto é do lado direito, também podem causar alteração da linguagem.

O AVC do lado direito pode resultar em uma ampla variedade de alterações na cognição, memória e atenção. Por exemplo, um sobrevivente pode ter dificuldade em permanecer na tarefa, seguir etapas lógicas para concluir uma tarefa ou lembrar-se de atividades ou habilidades que antes lhe eram familiares.

Isquemia cerebral tem cura? Sim, muitos casos de isquemia cerebral têm cura. Para tanto, é preciso realizar um tratamento que desfaça o trombo, êmbolo ou ateroma, liberando a passagem do sangue para todas as áreas do cérebro.