Como recuperar o semestre?

Perguntado por: ovarela9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

5 dicas para recuperar o ano no segundo semestre

  1. Organize-se. Essa é a hora de parar e realmente avaliar em quais disciplinas você está pendurado. ...
  2. Crie uma rotina de estudos. ...
  3. Saia do modo negativo. ...
  4. Estabeleça contato com seus professores.

Que tal começar a sua faculdade no segundo semestre? Uma graduação no meio de ano pode ser exatamente o que você precisa para dar esse primeiro passo rumo a uma carreira brilhante e bem-sucedida. Por isso, não fique de fora dessa e não perca um tempo precioso para os seus estudos.

Saiba como utilizar o fechamento de semestre de maneira estratégica

  1. Revise o planejamento feito no início do ano letivo. ...
  2. Colete o feedback dos professores e demais funcionários. ...
  3. Avalie o rendimento escolar dos alunos. ...
  4. Reúna-se com a família dos alunos. ...
  5. Prepare o planejamento para o próximo ano letivo.

O que acontece depois? Com a reprovação, você deve, no segundo semestre, cursar a matéria “Cálculo I”. Além disso, não poderá cursar o “Cálculo II” simultaneamente, já que a primeira é pré-requisito para a segunda.

Nas faculdades públicas o aluno não precisa pagar para repetir a matéria, mas deve tomar cuidado para conseguir vaga na próxima turma. A dica é escolher um período no qual haja menor fluxo de alunos. Já nas faculdades privadas, o estudante precisa arcar com uma taxa para conseguir fazer a disciplina novamente.

Como já ressaltamos, a maioria das escolas só aceitam que o aluno realize recuperação final em três disciplinas, por isso, se após realizar suas contas perceber que não atingiu a média em três disciplinas ou menos, que dizer que ainda há tempo.

6 dicas para recuperar matéria atrasada

  1. Identifique as causas.
  2. Liste, analise e ordene os assuntos que você está atrasado.
  3. (Re)organize o seu cronograma.
  4. Mantenha o foco, mas sem sobrecarregar.
  5. Organize seu espaço de estudos.
  6. Estabeleça recompensas.

É importante que você saiba que na faculdade o aluno precisa cumprir com toda a matriz curricular e, caso reprove em alguma disciplina, ele pode seguir adiante seus estudos, com o compromisso de concluí-la em outro momento.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre como é começar faculdade no segundo semestre? Academicamente, não há nenhuma diferença em relação aos cursos iniciados no início do ano. Porém, lembre-se de que mesmo com muitas oportunidades, é preciso se dedicar para desfrutar essa grande experiência!

Atualmente, instituições de ensino superior do Brasil inteiro oferecem vestibulares no segundo semestre, que podem ser a oportunidade perfeita para quem deseja começar logo os estudos. Muita gente não sabe, mas ingressar no segundo semestre pode ser bem vantajoso.

Você pode ingressar na faculdade no segundo semestre por meio dos programas do governo (Sisu, Prouni ou Fies), caso tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, caso sua nota não seja suficiente, você tenha perdido a prova ou não se encaixe nos critérios exigidos pelos programas, não precisa se desesperar!

Um ano tem dois semestres ou doze meses. Neste sentido, o final do primeiro semestre do ano é sinal de que este está na metade, ou seja, faltam mais seis meses para o seu término.

As aulas do primeiro semestre vão até o mês de junho e em algumas instituições as provas finais podem ser aplicadas até o mês de julho. Já no segundo semestre do ano as aulas das faculdades geralmente iniciam no mês de agosto e suas aulas, geralmente, vão até o mês dezembro.

Por exemplo, A=93-100, B=85-92, etc. É comum que professores arredondem as notas. Por exemplo, uma nota 84.5% poderá ser arredondada para 85%.

Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que, por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota. Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares.

2. Reprovada em quatro disciplinas, no regime semestral, não pode o aluno ser promovido para a série seguinte e cursá-las concomitantemente.

Então confira algumas ações que o professor pode fazer para melhorar o desempenho de seus alunos.

  1. Entenda a causa da nota baixa do aluno e só então decida como agir. ...
  2. Inove no método de aprendizado. ...
  3. Procure novas formas de se comunicar com os alunos. ...
  4. Envolva a tecnologia no aprendizado. ...
  5. Movimente o aluno.