Como recuperar o bulbo capilar?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Beber água com frequência é outro hábito igualmente eficiente. Massagear a região do couro cabeludo com frequência também é uma excelente forma de ativar o bulbo capilar. Isso estimula a circulação sanguínea na região, fazendo com que ela fique mais oxigenada.

1- Com os cabelos úmidos, aplique um pouco de shampoo esfoliante no couro cabeludo; 2- Massageie a região suavemente com as pontas dos dedos e com movimentos circulares; 3- Deixe agir por alguns minutos; 4- Enxágue até remover todo o produto da região e finalize como de costume.

A cabeça humana tem 100 mil folículos. Quando um deles desaparece, a sua regeneração deixa de ser possível e esse cabelo ou pêlo nunca mais volta a crescer - ou quase nunca.

Biotina. Também conhecida como vitamina H ou B7, a biotina é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, é mais conhecida por fazer com que os fios cresçam bonitos e fortes, pois é fundamental para a produção de glicogênio e proteína, substâncias presentes no cabelo.

Um folículo pode vir a morrer devido à carência de vitaminas e minerais, inflamação, disfunções hormonais, estresse crônico e todas as outras questões que explico sempre para vocês. Funciona assim, conforme vai enfraquecendo, o folículo começa a diminuir a sua produção de fios, até zerar a produção.

Seja em casos de queda normal ou no eflúvio capilar, em geral, quando o cabelo cai da raiz ele nasce de novo. O fato dele nascer de novo não significa, no entanto, que ele vai nascer igual.

Se houve uma retirada do fio de cabelo uma única vez, não há problemas, ele retornará a crescer. Levará um tempo para esse crescimento pois a matriz do fio não estava preparada para a formação de um novo fio. Mas se mantivermos uma tração e arrancar constantemente o fio do mesmo folículo, pode gerar uma alopécia local.

Uma maneira simples de estimular o crescimento em casa é fazer uma massagem no couro cabeludo. Isso vai aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, melhorar a força das raízes, e ajudar os nutrientes a chegar ao folículo mais rápido.

Para fazer com que os fios voltem a crescer, o médico pode recomendar o uso de bloqueadores hormonais, medicamentos por via oral, lasers, loções capilares, uso de minoxidil, entre outros. Essa ação é necessária para recuperar parte da perda capilar e estacionar o processo.

Faça a higienização do couro cabeludo com o higienizante, enxágue e dê sequência com um shampoo hidratante. Antes de passar a máscara nos fios, retire o excesso de água e penteie os cabelos com pentes de dentes largos, o que evita que a fibra, mais sensível quando molhada, se parta durante a escovação.

Veja alguns tratamentos que podem ser feitos para ajudar na recuperação da espessura do fio:

  1. Suplementos de Vitaminas e Minerais. ...
  2. Hidratação Capilar. ...
  3. Massagens com Óleo Vegetal e Óleo Essencial. ...
  4. Babosa (Aloe Vera) ...
  5. Tônico Fortalecedor Capilar. ...
  6. Máscara com Argila. ...
  7. Óleo de Coco e Óleo de Rícino. ...
  8. Vinagre de Maçã

Alguns remédios caseiros para o cabelo crescer e parar de cair incluem o suco de cenoura e a vitamina de banana com linhaça, porque contêm vitamina A, ômega 3 e sais minerais que hidratam o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios de cabelo.

vitaminas B7

As vitaminas B7 (biotina), C e D são as melhores para fazer o cabelo parar de cair. A deficiência destes três nutrientes está relacionada com o desenvolvimento da alopecia, que é uma condição caracterizada pela queda repentina e excessiva de cabelo.

Shampoos, loções, receitas caseiras, entre outras técnicas afirmam que são capazes de retomar o crescimento dos fios. Entretanto, o único método altamente eficaz e garantido para fazer nascer cabelo é o implante capilar.

O Minoxidil é um vasodilatador que ajuda no processo de fortalecimento de fios frágeis e crescimento do cabelo em locais de falha e/ou intensa queda. A descoberta da eficácia do produto ocorreu por acaso e os especialistas levantam hipóteses para explicar como o organismo reage às propriedades presentes na solução.