Como recuperar o brilho do Sinteco?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Então, vamos às considerações: o piso sintecado deve ser conservado com água e pano úmido apenas; se estiver muito sujo, pode-se limpar com água e detergente neutro, e depois enxaguar passando pano umedecido em um balde d'água acrescido de meia xícara (de café) de vinagre e a mesma quantidade de álcool.

Existem pessoas que costumam passar cera no assoalho de madeira. Mas, isso não é indicado. Portanto, para finalizar e dar brilho, é aconselhável que você aplique um verniz lustroso, de uma marca de qualidade. Tudo isso poderá te ajudar a retomar o brilho do seu piso de madeira.

Especializada em impermeabilização de pisos, a Vipclean indica o "Impermeabilizante Super Wax UHS 04" para este tipo de desgaste no sinteco.

Quanto tempo dura o sinteco? O verniz dura em média 8 anos, podendo alcançar 12 anos, de acordo com a manutenção. Após esse tempo, basta realizar a reaplicação.

Evite usar álcool, detergente, produtos abrasivos ou cera no sinteco. A única desvantagem do sinteco é que, por ser um tipo de resina que exige maiores cuidados, acaba sendo mais vulnerável aos produtos de limpeza.

Não há a necessidade do uso de óleo de peroba. Apesar do alto brilho e do perfume, dependendo da superfície, o produto penetra na madeira, dificultando reparos futuros, como uma nova pintura. Perguntas respondidas pelo gerente de Marketing Rafael Ferreira sobre o tema sugerido pela leitora Lucia Blard.

cera de carnaúba

Em móveis de madeira, a mais indicada é a cera de carnaúba; já a cera para piso de madeira deve ser a cera líquida com indicação para esse tipo de piso (geralmente, a embalagem indica a possibilidade de aplicação em laminados, tacos e outros pisos de madeira).

A cera líquida costuma ser a mais indicada para tacos, visto que ela ajudará a trazer o brilho perdido e a deixar o seu piso como novo.

A superfície danificada deve ser lixada delicadamente, de modo que suas fibras naturais sejam preservadas. Se os danos forem pontuais, pode-se optar pelas lixas manuais. Caso o piso esteja danificado como um todo, use uma lixadeira elétrica. Depois de lixar todo o piso, limpe-o minuciosamente.

O verniz é ideal para dar brilho e luminosidade ao piso. A cera também tem a função de dar mais brilho ao piso, sendo aplicada no final da limpeza. Por fim, temos o selador, que evita que substâncias gordurosas grudem no piso, deixando-o limpo por mais tempo.

A madeira que será envernizada deve ser polida com lixa 220. Se a madeira estiver com algum tipo de gordura, cera ou graxa, elimine esses resíduos com tiner e espere secar antes de começar a lixar. Para polir com facilidade, enrole a lixa em um pedaço de madeira.

Álcool, alvejante, lustra-móveis, detergente, thinner, removedores e graxa que contém tensoativos fortes ou ceras devem ser evitados. A cera impregna no piso, deixando-o com aspecto gorduroso e com uma crosta que acumula sujeira e facilita a proliferação de fungos, alertam os especialistas.

Em uma tigela pequena, misture partes iguais de vinagre e azeite. Aplique a mistura na mancha de água usando um pano.

Com a reaplicação do sinteco, por exemplo, é possível contar novamente com um piso bonito e brilhante. No entanto, para isso ocorra, geralmente é preciso que se faça uma raspagem ou lixamento da madeira, o que deve ser realizado com cuidado para que o piso não seja mais danificado.

O produto da Synteko mais usado é o Synteko Classic, um verniz composto com uréia e formol, assim como o Super Synteco, eles demoram mais para secar, tem um cheiro forte na aplicação, não permitem retoques, mas são de alta resistência.