Como recuperar mensagens criptografadas do WhatsApp?

Perguntado por: dsoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O WhatsApp não pode redefinir sua senha nem restaurar seu backup para você. Você pode desativar o backup criptografado de ponta a ponta usando sua senha, sua chave, a autenticação por biometria ou o PIN do aparelho.

Vá até a pasta “WhatsApp” e, em seguida, toque sobre “Databases” – este é o local em que as mensagens trocadas ficam armazenadas. Os arquivos hospedados na pasta “Databases” correspondem às suas conversas. Porém, para que a restauração possa ser feita, os registros terão de ser renomeados.

Criptografar dispositivo
Abra o aplicativo Configurações . Digite segurança ou criptografe na barra de pesquisa para encontrar configurações relacionadas. Toque na opção para criptografar seu dispositivo. Siga as instruções na tela.

Basta acessar o histórico para vê-las. Outra forma de resgatar mensagens perdidas é recuperando o histórico das conversas. Neste caso, é preciso ter o backup do WhatsApp ativado, tanto no Android quanto iPhone. Assim, será possível recuperar a conversa voltando no backup.

Qual o esforço computacional necessário para quebrar uma chave criptográfica? Atualmente, a criptografia moderna se baseia na premissa de que os algoritmos criptográficos são públicos e chaves criptográficas são protegidas. Quanto maior for a chave criptográfica, maior será o esforço computacional para sua quebra.

A criptografia de ponta a ponta garante que apenas você e a pessoa com quem você está se comunicando possam ler o que é enviado, e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp”, informou a empresa. Para realizar a criptografia das conversas, o sistema de segurança do WhatsApp gera duas chaves, uma pública e uma privada.

Conferir se uma conversa é criptografada de ponta a ponta
As conversas criptografadas de ponta a ponta têm: um banner que diz " Conversando com [nome do contato ou número de telefone]"; um cadeado ao lado dos carimbos de data/hora da mensagem; um cadeado no botão "Enviar" quando você escreve uma mensagem.

Os backups do WhatsApp não utilizam o espaço de armazenamento que você tem disponível no Google Drive. Os backups do WhatsApp são vinculados ao número de telefone e à conta do Google utilizados na criação do backup.

O Wondershare MobileTrans é um software que permite a restauração backup WhatsApp, dados diversos e, inclusive, mensagens, excluídas do app. Sendo assim, em caso de mensagens apagadas, é possível restaurá-las.

Encontrar e gerenciar backups

  1. Acesse drive.google.com.
  2. No canto inferior esquerdo, em "Armazenamento", clique no número.
  3. No canto superior direito, clique em Backups.
  4. Escolha uma opção: Ver detalhes sobre um backup: clique com o botão direito do mouse no backup. Visualizar. .

Basicamente, você vai:

  1. Conectar seu celular (com o programa aberto); ...
  2. Transferir os dados para o computador (opção Android Data Recovery);
  3. Visualizar os dados do celular na máquina (escolher os tipos de arquivo);
  4. Recuperar o que for do seu interesse, incluindo SMS, fotos, e outros arquivos.

Em contrapartida, e agora sim indo direto ao ponto, o WhatsApp não possui uma lixeira, nem uma seção em que arquivos deletados ficam armazenados por um período de tempo.

Selecione Iniciar > Configurações > Privacidade e segurança > Criptografia do dispositivo. Se Criptografia do dispositivo não aparecer, esse recurso não está disponível. Como alternativa, você poderá usar a criptografia do BitLocker padrão. Abra a criptografia do dispositivo em Configurações.

Essa solução é versátil e pode ser aplicada em senhas, dados específicos, em um arquivo ou até mesmo em todo um sistema. Por exemplo, ela pode ser aplicada em uma proteção pessoal ou empresarial, trocas de informações, áreas de segurança, assinatura digital de documentos e também em criptomoedas.

A vantagem mais evidente de se fazer a criptografia dos dados do Android é para criar uma camada de proteção dos dados que vai muito além da senha do aparelho.