Como recuperar a visão com glaucoma?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A visão que já foi perdida por Glaucoma não pode ser recuperada, devido ao dano no nervo óptico. Porém ,quando diagnosticado a tempo, é possível controlá-lo para que a doença não avance.

O glaucoma não tem cura, mas com o tratamento adequado, a doença pode ser controlada e o paciente não perderá a visão.

O tratamento mais usual é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.

Veja as duas alternativas indicadas pelos médicos:

  1. Colírios e medicamentos. A alternativa mais recomendada é o tratamento clínico. ...
  2. Cirurgia de Glaucoma. ...
  3. Assuma um estilo de vida saudável. ...
  4. Controle outras doenças. ...
  5. Evite o estresse. ...
  6. Faça atividades físicas. ...
  7. Use os medicamentos corretamente. ...
  8. Visite o oftalmologista regularmente.

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

Por ser uma doença progressiva, a visão do paciente vai se perdendo ao longo do tempo e infelizmente, os métodos de tratamento não são muito variados. Mas, com o diagnóstico adequado e o cumprimento das indicações oftalmológicas, é possível estabilizar o quadro.

Dormir com a cabeça elevada pode reduzir a pressão intraocular durante a noite e diminuir o risco de problemas de visão relacionados ao glaucoma”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

“O glaucoma pode ser evitado com visitas regulares ao oftalmologista para a realização de exames preventivos. É necessário aferir a pressão intraocular e do nervo óptico, que é o encarregado de levar as mensagens visuais ao cérebro.

Pacientes de glaucoma podem usar lentes.

Porém, o glaucoma avançado pode apresentar:

  1. Perda gradual da visão lateral.
  2. Dor forte e súbita em um dos olhos.
  3. Visão embaçada.
  4. Olhos vermelhos e inchados.
  5. Náuseas e vômitos.
  6. Dores na testa.
  7. Lacrimação.
  8. Sensibilidade à luz.

Na verdade, o portador de glaucoma pode levar vida normal, sem deixar de lado coisas de que gosta com medo de estar agravando a doença. Não existem estudos para que se possa afirmar com segurança o que é bom ou ruim para esses pacientes. Sabe-se que a atividade física pode ajudar a diminuir a pressão intraocular.

Levantar muito peso e algumas posições onde a pessoa fique com a cabeça para baixo, como as praticadas no Yoga, contribuem para o aumento da pressão. Tocar instrumentos de sopro também não é recomendado para quem tem Glaucoma. A hipertensão e a diabetes são grandes vilãs do Glaucoma.

Estudo multicêntrico da Harvard liderado por Eli Peli mostra que óculos com lentes de prisma periférico ampliam em 30% o campo visual contra 2% de outras lentes prismáticas em pessoas com glaucoma, retinite pigmentosa ou perda do campo visual provocado por acidente vascular cerebral, tumor ou trauma.

O aumento da pressão ocular ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção e a drenagem do líquido que preenche nosso olho, chamado humor aquoso.

O jaborandi produz uma substância chamada pilocarpina. Apesar do nome esquisito, a substância tem um uso muito especial: ela é usada no combate ao glaucoma! Os pesquisadores querem entender como a planta produz essa substância e garantir sua sobrevivência no futuro!

Um estudo publicado em 2019 na JAMA Ophtalmology, por exemplo, indica que uma dieta mais balanceada — incluindo vegetais de folhas verdes, alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 e consumo moderado de chás quentes —, são medidas que podem ser protetivas na alimentação para portadores de glaucoma.