Como recuperar a cartilagem do joelho?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Alongamentos simples podem ajudar a prevenir a rigidez das articulações e lubrificar e nutrir a cartilagem com líquido sinovial. Exercícios de alongamento, como ioga e pilates, podem ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrite e também fortalecer os músculos para evitar mais danos nas articulações.

Cartilagem não se regenera - Mito!
Com a chegada de novas tecnologias de imagem, principalmente ressonância magnética com imagens direcionadas para a cartilagem como a D-Gemric, é possível que seja estimada a regeneração (mesmo que lenta) do tecido após qualquer procedimento regenerativo.

Feito com hortelã e alecrim, além de outros ingredientes, este remédio caseiro ajuda no alívio da dor e, ao menos em teoria, atua também na cartilagem.
...
Ingredientes

  • 1 colher de sopa de tomilho.
  • 1 colher de sopa de alecrim.
  • 1 colher de sopa de hortelã
  • 1 colher de sopa de sálvia.
  • 1 litro de água filtrada.

Glucosamina e condroitina
Suplementos para as cartilagens com glucosamina e condroitina (Condroflex) são utilizados para ajudar a regenerar e manter a elasticidade e lubrificação das articulações, tendo bons resultados em algumas pessoas.

A vitamina C facilita a produção de uma substância que está presente na composição das cartilagens, que protegem as articulações, além dos ossos e tendões.

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos ver alguns alimentos bons para a cartilagem.

  • Carnes. Carnes vermelhas e brancas são ricas em enxofre e por isso podem ser considerados bons alimentos para repor as cartilagens. ...
  • Ovos. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Frutas silvestres. ...
  • Alho. ...
  • Verduras. ...
  • Castanha de caju. ...
  • Leguminosas.

A causa do desgaste da cartilagem da condromalácia está intimamente ligada a maus alinhamentos entre a patela e seu trilho (tróclea) e a distúrbios biomecânicos como o valgo dinâmico, no qual existe uma falta de sincronismo entre a musculatura do quadril e do joelho, principalmente em descidas.

O líquido sinovial encontra-se dentro das articulações e tem como objetivos lubrificar e nutrir a cartilagem.

Dependendo do grau do desgaste, alguns casos podem responder bem ao tratamento conservador sem a necessidade de cirurgia e inclui o uso de Aines (anti-inflamatório não esteroides), fisioterapia, injeções com anti-inflamatório e viscossuplementação.

Os sulfatos de glucosamina e condroitina, utilizados separadamente ou em conjunto, estão entre os suplementos mais populares.

Use cápsulas de ácido hialurônico.
Tal ácido dá ao fluido das articulações as propriedades de lubrificação e de absorção de impactos. A injeção diretamente na articulação é um tratamento comum para artrite, mas você também pode tomar um cápsula oralmente, o que é menos invasivo.

O colágeno pode ser encontrado em ovos, frango, carne e caldo de ossos. A capacidade do corpo de produzir colágeno diminui naturalmente com a idade em até 1% de redução ao ano. Assim, o colágeno suplementar tem sido investigado como uma possível forma de atenuar os efeitos desse declínio.

Sinto dor no joelho, posso fazer caminhada? O desgaste do joelho pode provocar dores ao caminhar. A dor quem sente é o paciente, portanto, se você não sente dor ao caminhar, mas sente dor ao correr, não interrompa sua atividade física.

Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.

O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações. O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido.

Opções naturais

  1. Colocar gelo. Aplicar gelo no local da dor por cerca de 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, podendo ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite. ...
  2. Fazer uma massagem. ...
  3. Usar uma joelheira. ...
  4. Drenagem postural. ...
  5. Fazer exercícios.

A artrose do joelho não tem cura, uma vez que o desgaste da cartilagem não é reversível. Porém, isso não significa que os sintomas não possam ser tratados e controlados: com o tratamento adequado, é possível grande melhora clínica. Da mesma forma, a progressão da artrose pode ser controlada com o tratamento.

Qual é o melhor colágeno para tomar? O mais estudado é o colágeno hidrolisado, que é composto por 90% de proteína, 2% de sais minerais e 8% de água. “Além disso, seus principais aminoácidos são prolina e lisina, que ajudam na síntese do colágeno endógeno.

O colágeno para cartilagem do joelho, chamado UC-II ou colágeno tipo 2, é uma proteína muito importante, que age diretamente no sistema imunológico, auxiliando na manutenção das articulações do joelho. O UC-II também age combatendo processos inflamatórios nas regiões com articulações.