Como recuperar a água do corpo?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O exercício, a febre e o clima quente são fatores que aumentam a necessidade de água do corpo. As bebidas isotônicas foram elaboradas para repor os eletrólitos perdidos durante exercício físico intenso. Estas bebidas podem ser usadas para evitar a desidratação.

E o que é bom para curar a desidratação? A resposta simples é beber água, mas isso deve ser feito de maneira cuidadosa. Em casos leves ou moderados, para crianças, adultos e idosos, o mais indicado é beber água em pequenos goles, tomando intervalos curtos entre eles.

Uma forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é consumir frutas e legumes que contenham água na composição. “Nenhum alimento substituiu o benefício que a água pura traz para o corpo, mas esses alimentos complementam a hidratação, sendo fontes de água, vitaminas e minerais.

Cansaço, mau humor e indisposição
A falta de água no organismo também causa fadiga. Sentir cansaços repentinos, mudanças de humor constantes, ficar indisposto frequentemente, assim como ter dificuldade de concentração e diminuição na produtividade podem ser sinais que seu corpo está dando para você beber mais água.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Portanto, estes são alguns sinais de alerta para a falta de água no organismo:

  1. Dores de cabeça. ...
  2. Prisão de ventre. ...
  3. Metabolismo lento. ...
  4. Pele seca. ...
  5. Dores nas articulações. ...
  6. Infecções urinárias. ...
  7. Sensação frequente de fome, boca seca e sede.

7 sinais de que você está bebendo pouca água

  • Dor de cabeça e tonturas.
  • Urina escura.
  • Suor com odor mais forte.
  • Prisão de ventre.
  • Irritabilidade e cansaço.
  • Câimbras.
  • Secura na boca e pele.

Alguns dos sinais clássicos que podem nos dar pistas de que estamos desidratados na gravidade leve ou moderada são:

  1. Sede.
  2. Boca e pele secas.
  3. Dor de cabeça.
  4. Pouca ou nenhuma lágrima.
  5. Sonolência.
  6. Cansaço.

Desidratação é uma doença potencialmente grave que se caracteriza pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize suas funções normais.

A desidratação leve pode ocasionar sede, dores de cabeça, fraqueza, tonteiras, fadiga e sonolência. A desidratação moderada inclui boca seca, diminuição da diurese, moleza, batimentos cardíacos acelerados e falta de elasticidade da pele.

Por exemplo, o leite é mais hidratante do que a água pura pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido no estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

Sucos de frutas ou polpas congeladas (sem açúcar): Podem ser uma alternativa mais prática e rápida para a ingestão de frutas. Misturar alguns tipos de frutas diferentes e substituir a água por água de coco são alternativas simples e que ajudam a variar ainda mais a alimentação.

Suco de laranja

Suco de laranja hidrata mais que a água, segundo estudo.

A carência de água provoca os mais variados (e inimagináveis) problemas. Conheça alguns deles e renove os motivos para manter a hidratação em dia

  1. Piora da memória e do raciocínio. ...
  2. Envelhecimento da pele. ...
  3. Mau hálito. ...
  4. Queda no desempenho escolar. ...
  5. Dificuldade para perder peso. ...
  6. Cansaço diário. ...
  7. Dor de cabeça.

Alimentação para evitar a retenção de líquidos
Poderíamos pensar que ingerir líquidos pioraria o problema, mas não. A nutricionista afirma que beber água é fundamental (2 litros por dia), pois a desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema.

Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como corticóides, minoxidil, ou remédios para tratamento da pressão alta como captopril, enalapril, lisinopril, anlodipino, nimodipina, podem ser responsáveis por causar retenção de líquidos e até inchaços nas mãos e nos pés.

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.