Como reconhecer um bebê com autismo?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Os sinais de autismo em bebês são:

  1. Dificuldade no contato visual, mesmo em situações como a amamentação;
  2. Não se voltar para barulhos ou quando é chamado pelo nome;
  3. Não se voltar quando chamamos sua atenção;
  4. Hipersensibilidade (que se mostra como incômodo ou choro) ao toque de outras pessoas;
  5. Dificuldade de amamentar;

O autismo não aparece em exames de rotina, não é apontado no teste do pezinho, nem mesmo em ressonâncias ou tomografias. O diagnóstico é baseado em queixas familiares e escolares, em conjunto com uma avaliação médica estruturada e a impressão do especialista (neuropsiquiatra infantil ou neuropediatra).

O autismo em bebês pode apresentar sinais a partir dos 3 meses. Desse modo, é essencial estar atento se os ruídos emitidos pelo bebê possuem alguma função social, como: a tentativa de se comunicar com os pais ou solicitar objetos.

A partir dos 8 meses, a criança costuma estranhar quem não é do seu convívio, demonstrando um desconforto. Caso a criança apresente um comportamento diferente, é melhor desconfiar. Atraso no aparecimento da fala. Geralmente, uma criança de um ano e meio já consegue pronunciar em torno de 6 a 10 palavras.

7 sinais que podem indicar autismo no bebê

  1. Não reagir aos sons. ...
  2. Não emitir nenhum som. ...
  3. Ausência de expressões faciais. ...
  4. Recusar abraços e beijos. ...
  5. Falta de resposta quando é chamado. ...
  6. Não brincar com outras crianças. ...
  7. Ter movimentos repetitivos.

Quais os sinais do autismo?

  • Foco excessivo em determinados objetos;
  • Raro contato visual;
  • Ausência de expressões faciais;
  • Não emitir sons;
  • Falta de respostas quando é chamado;
  • Não reagir a nenhum som.

Em bebés e em crianças pequenas é bastante comum baloiçar a cabeça ou fazer outros movimentos rítmicos. Pensa-se que estes movimentos repetitivos são calmantes ou tranquilizadores para muitas crianças, tal como o chuchar no polegar é para outras.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.

O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores.

Clinicamente conhecido como TDAH: o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um distúrbio neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.

O que é crise (no autismo)?
Diferentemente da birra, a crise não é proposital e muito menos uma estratégia para se conseguir algo; mas a resposta de um limite que fora extrapolado; de uma irritação extrema.

Os bebês anseiam por estimulação vestibular por meio de movimentos repetitivos como balançar e pular. Eles até fazem isso sozinhos, pulando e balançando a cabeça, aos 6-8 meses de idade.

Refluxo: se o bebê chora muito enquanto mama ou logo após mamar, “briga” com o peito e se joga para trás, a causa pode ser refluxo. Ele acontece quando o ácido do estômago retorna ao esôfago, junto ao alimento (no caso, o leite) provocando ardência e queimação.

A maioria dos bebês começa realmente a engatinhar entre os seis e os dez meses. Arriscam passos, ainda apoiados nos quatro membros, e também já conseguem se manter sentados, balançando-se para frente e para trás.

Essa característica, quando presente, se manifesta desde a infância, então quando você perceber “meu filho não me olha nos olhos”, pode ser um indicativo do autismo. No entanto, esse sinal por si só não é o bastante para um diagnóstico.

Autismo afeta o desenvolvimento de crianças em três áreas: comunicação, socialização e comportamento.

SINAIS DE AUTISMO

  1. – Não reagir a sons: Um dos sinais é a não reatividade do bebê a sons ou estímulos auditivos. ...
  2. – Não emite sons: ...
  3. – Ausência de expressões faciais. ...
  4. – Recusar beijos e abraços. ...
  5. – Não responder quando é chamado.

A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.