Como reconhecer a ansiedade noturna?

Perguntado por: dcaetano3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como identificar a ansiedade noturna?

  1. coração acelerado;
  2. sudorese e tremores;
  3. muita dificuldade para adormecer;
  4. dor ou sensação de aperto no peito;
  5. hábito de se levantar de madrugada;
  6. manutenção de pensamento acelerado;
  7. estresse excessivo e respiração ofegante;
  8. inquietação e agitação constante antes de deitar-se;

Irritabilidade e mudanças de humor repentinas
Quando alguém pergunta como saber se você tem ansiedade, este é um sinal característico. A pessoa se sente irritada ou tem alterações de humor sem uma explicação aparente, geralmente quando está em situações de muita pressão ou estresse.

Exercícios físicos. As atividades físicas, principalmente os aeróbicos (como caminhadas e corridas), ajudam a liberar hormônios que promovem a sensação de bem-estar e felicidade, além de proporcionar benefícios ao corpo.

A ansiedade noturna vai dizer respeito a preocupações e medos, sejam eles fundados em algo concreto da vida da pessoa ou algo inconsciente”, diz Baviera.

O estresse acumulado do dia e a dificuldade de se desconectar dos problemas são as principais causas desse estado de agitação mental à noite.

O ataque de pânico noturno tem a mesma duração dos ataques diurnos e apresenta sintomas físicos semelhantes: palpitações cardíacas, suor excessivo, sensação de sufocamento… E, claro, o medo.

As teorias apontam para dois lados: o espasmo é causado por ansiedade e inquietação antes de dormir, ou ainda, o corpo entra em estado de relaxamento, mas a mente ainda está ativa fazendo com que o cérebro te desperte para “regular” mente e corpo antes da fase REM do sono.

Os pensamentos acelerados são um dos sintomas mais comuns da ansiedade. Consistem em devaneios desconexos sobre os mais diversos tópicos que interrompem o raciocínio um do outro. Dessa maneira, a pessoa ansiosa não consegue concluir um pensamento antes de outro tomar a sua atenção.

Uma crise de ansiedade, também chamado de ataque de pânico, geralmente dura minutos, porém, pode acontecer de ter mais de uma crise por dia por vários dias. Os principais sintomas incluem aperto no peito, angústia, dificuldade para respirar, taquicardia, tremores, sudorese e sensação iminente de morte.

A ansiedade provoca na mente da pessoa a sensação que irá entrar em um ataque de nervos a qualquer momento. Essa pessoa geralmente passa do sentimento de euforia indo às lágrimas em pouco tempo. Em picos de estresse, começam a surgir esses sintomas de irritação e mudanças bruscas de humor sem nenhuma explicação.

Os principais sintomas são:

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias.

Depois da crise de ansiedade
Mas a crise deixa um rastro de cansaço extremo, dores musculares e cabeça pesada. “Para contrabalancear a descarga de adrenalina, o corpo tenta compensar o atraso e volta de uma vez, em um efeito rebote”, explica a psiquiatra Isabela Paixão.

Os sintomas da ansiedade leve podem ser tanto físicos, quanto psicológicos. Os físicos seriam respiração ofegante, roer unhas, dor de barriga, tensão muscular e dificuldade para dormir.

Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Confira neste post, opções de chás e remédios caseiros que ajudam a diminuir a ansiedade, seja ela momentânea ou um um quadro crônico.

  1. Chá de camomila. ...
  2. Chá de lavanda. ...
  3. Chocolate amargo. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Opções complementares.

As frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi e acerola são ótimas opções para sucos. Elas possuem altas taxas de Flavonoides e Vitamina C, dois componentes importantes para combater a ansiedade. Diminuem a irritabilidade, a inquietação, regulam os hormônios e controlam a fadiga causada por esse problema.

Isso acontece porque: Embora possa parecer que você está particularmente desanimado mentalmente/emocionalmente pela manhã, seu corpo provavelmente não está passando por nenhum tipo de mudança fisiológica enquanto você dorme, o que faz com que você se sinta em pânico ao acordar.

Segundo especialistas, isso ocorre porque, ao provocar breves e repetidas interrupções respiratórias durante uma noite de sono, o cérebro “acorda” para que o reflexo da respiração seja retomado. Continue a leitura para entender melhor!

Sim, é possível ter crises todos os dias e mais de uma por dia. Pessoas com casos graves de transtornos de ansiedade podem ter ataques de pânico com frequência, o que causa prejuízos significativos no dia a dia.