Como recolher custas Bacenjud Tj-rj?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Quanto ao pedido e aos procedimentos para devolução/restituição de custas processuais, o usuário deverá dirigir-se diretamente ao DEGAR (Departamento de Gestão da Arrecadação), situado na sede administrativa do TJRJ (Praça XV, nº 2, Rio de Janeiro/RJ), ou entrar em contato através do e-mail: dgpcf.degar@tjrj.jus.br.

O acesso para emissão de uma guia é realizado através da página principal do Portal TJSP. Para emitir uma guia selecione o botão “Emissão de Guias”, em seguida selecione o menu “Custas> Emitir Guias. 2 - Informe o número do CPF/CNPJ e selecione o botão “Validar”.

- Preencha os campos: “ORIGEM” - E selecione o item “GRERJ INICIAL”. “NOME DO RESPONSÁVEL PELO RECOLHI- MENTO”; - No campo “MODELO” selecione o ícone representado pela figura de uma lupa. Clicando nesta lupa, haverá a abertura de uma nova tela.

Por meio do novo sistema, os advogados devem, primeiro, cadastrar os dados do processo no PJe e protocolá-lo. Em seguida, acessar o Sicajud, disponível inclusive no próprio PJe. Depois, gerar a guia de custas iniciais e a taxa judiciária e efetuar o pagamento, que só poderá ser feito no Banco do Brasil.

Pela internet:

  1. Acessar, no site do TJDFT, na seção Serviços, a página Depósitos Judiciais;
  2. Observar as orientações presentes na página Depósitos Judiciais e clicar em Emitir Depósito Judicial;
  3. Emitir a guia de depósito judicial desejada.

O SISBAJUD, que substituiu o antigo BacenJud, é o sistema de envio de ordens judiciais de constrição de valores por via eletrônica, o qual se dá mediante a indicação de conta única para penhora em dinheiro. É regulado pela Resolução CNJ n. 61 de 07 de outubro de 2008 e pela Instrução Normativa STJ/GP n.

Para o exercício de 2023, o valor da UFESP é de R$ 34,26.

Sistema SisbaJUD: Permite ao magistrado encaminhar ao Banco Central ordens judiciais de solicitação de informações. Sistema InfoJUD: Serviço oferecido aos magistrados, objetivando atender às solicitações feitas pelo Poder Judiciário à Receita Federal.

Quem poderá acessar o Bacen Jud? Todos os juízes de Direito, mediante o cadastramento da senha de acesso. Para obter mais informações: Utilizar o endereço bacenjud.defin@bcb.gov.br ou ligar para (61) 3414-3535, no horário das 9 às 18h.

Acessar o site da CEF: http://www1.caixa.gov.br/judiciario/empresas/index.asp No serviço DEPÓSITOS JUDICIAIS selecionar Justiça do Trabalho Informar os dados do depósito judicial e imprima o boleto, que poderá ser pago no banco de relacionamento ou na CAIXA através de seus diversos canais.

O que é O BACENJUD é um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituição bancárias, para agilizar a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, via internet. O BACENJUD 2.0 foi criado por meio de convênio entre o Banco Central do Brasil e o Poder Judiciário.

Para pagar uma despesa processual, o advogado ou a parte podem emitir, por conta própria, uma guia de recolhimento nos sites dos tribunais. Essa guia terá um número e código de barras que possibilitará o pagamento em qualquer banco, de forma digital ou não.

O que diferencia essas duas taxas não é a natureza da cobrança, mas o tipo de serviço que está sendo financiado por cada uma delas.

Conforme o artigo 789 da CLT, na Justiça do Trabalho as custas são calculadas no valor de 2% do valor da condenação ou o valor da causa, quando a ação for constitutiva/declaratória ou no caso de pedidos improcedentes.

Emissão de guia de Depósito Judicial Estadual e Trabalhista
Basta informar o número do ID-Depósito, composto por 18 posições, ao banco detentor de sua conta corrente para que ele providencie a transferência do valor por meio de uma TED Judicial.

Continuar lendo Como burlar o Bacenjud?