Como receber precatório mais rápido?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

4 MANEIRAS DE ANTECIPAR O RECEBIMENTO DE SEU PRECATÓRIO

  1. 1 – Lista de pagamento prioritária. Existem algumas regras que determinam o tempo em que um Precatório será pago. ...
  2. 2 – Acordos diretos com ente devedor. ...
  3. 3 – Renúncia de valor para receber por RPV. ...
  4. 4 – Venda de Precatórios.

O requerimento de prioridade na fila de pagamento do precatório é feito pelo advogado da causa. Por meio de uma petição, o advogado apresenta um ou mais documentos que comprovem o direito à prioridade. Para idosos, um documento oficial que ateste a idade, como o RG, por exemplo, já é válido para o processo.

A supracitada lei determina que pessoas com 60 anos ou mais têm prioridade na tramitação de processos administrativos e judiciais. Portadores de doenças graves e deficiências física ou mental também têm o direito a este benefício.

Se o precatório for referente a verba indenizatória (paga ao contribuinte para repor um patrimônio perdido) ele pode ser declarado como rendimento isento e não-tributável.

6- Posso transformar meu precatório em uma RPV? Sim. Basta informar ao juízo de execução que deseja cancelar o precatório e pegar apenas uma RPV. No entanto, fazendo isso o credor renuncia a todo o valor que exceder o limite do RPV municipal, estadual ou federal (30, 40 e 60 salários mínimos respectivamente).

Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

60 salários mínimos

Portanto, os precatórios federais, por regra, possuem valor superior a 60 salários mínimos. Já a RPV federal tem valor inferior a esse limite.

Banco Bonsucesso

Sim, o Banco Bonsucesso compra precatórios. A negociação com a instituição financeira é legítima, já que se trata de uma empresa regulamentada e auditada pelo Banco Central do Brasil.

A Constituição Federal quer privilegiar aqueles credores de precatórios que se encontram em situações especiais. Aqueles acometidos por doença grave ou deficiente, ou ainda idoso, não podem aguardar por mais tempo para recebimento do crédito.

O credor de precatório alimentar que seja idoso (maior de 60 anos de idade), portador de doença grave ou pessoa com deficiência faz jus ao pagamento, em antecipação, de parte do valor de seu crédito.

QUEM VAI RECEBER PRECATÓRIOS EM 2023? Entra no lote de 2023 o segurado que teve a ordem de pagamento emitida pelo juiz entre os dias 2 de julho de 2021 e 2 de abril de 2022. Valores liberados depois serão pagos apenas em 2024.

Feito o repasse pelo ente público devedor ao Tribunal, é feita a atualização dos valores devidos a cada credor. Em seguida, o Tribunal efetua o pagamento do precatório, seguindo as ordens das listas cronológicas e preferenciais.

Na operação, um investidor paga o valor do precatório em poucos dias úteis. Em seguida, ele assume o lugar de credor no processo. Dessa forma, assim que o órgão público quitar o que deve, a quantia irá para o bolso do terceiro. Trata-se de um negócio vantajoso para ambas as partes.

PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS EM 2023: CRONOGRAMA DE PAGAMENTO COMEÇA EM JUNHO, MAS VALOR É INSUFICIENTE. O Conselho da Justiça Federal comunicou aos Tribunais Regionais Federais o cronograma financeiro para o pagamento dos precatórios federais em 2023, prevendo a liberação dos recursos aos beneficiários no mês de junho.

Além disso, o valor pode variar de acordo com cada situação e julgamento. No entanto, é comum que a quantia corresponda a 10% a 20% do valor do precatório.

Os descontos a serem abatidos podem ultrapassar 60%, divididos entre no máximo 27,5% referente a imposto de renda, 11% de contribuição previdenciária, e até 30% de honorários advocatícios. A base de cálculo estipulada para a dedução de cada precatório deve seguir a Instrução Normativa 1127, da Receita Federal.