Como receber meu dinheiro de volta no consórcio Honda?

Perguntado por: urodrigues9 . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Como e onde pedir meus valores de volta? Antes de tudo, tenha um documento com foto, CPF e comprovante de residência em mãos. Você pode fazer seu pedido nas páginas iniciais do site e do app, na Central de Atendimento ou em uma concessionária. No site, basta ir na área de “Meu Consórcio” na página inicial.

Como fazer o pedido de restituição do valor?

  1. Aplicativo Honda Serviços Financeiros - faça download do app aqui;
  2. Site do Consórcio Honda - acesse aqui.
  3. Central de Atendimento ao Cliente (CAC) - (11) 2172-7007;
  4. Concessionária Honda - confira o endereço mais próximo de você aqui;

Se a cota estiver quitada, o consorciado poderá receber os valores em dinheiro após 180 dias contados a partir da contemplação ou em 60 dias após o término do grupo, sendo válido o que ocorrer primeiro.

Desejo sair do consórcio: posso pegar o dinheiro de volta? É possível, porém não dá para receber o valor de crédito total, e, sim, apenas os valores pagos até o momento do cancelamento.

A lei que rege o consórcio dá ao participante o direito de desistir do negócio em um prazo de 7 dias a partir da assinatura do contrato de adesão — sem a necessidade de pagar multas. Após a anulação do contrato, a administradora do consórcio restitui os valores na conta corrente do cotista.

Ao ser contemplado terá a restituição do valor pago referente ao fundo comum abatido a multa contratual (10% sobre o valor pago).

O cancelamento apenas exime o consorciado da obrigação de pagar as parcelas vencidas. A recuperação do valor pago não é imediata. O interessado em cancelar o consórcio deve entrar em contato com a administradora.

Se eu desistir do meu consórcio, recebo meu dinheiro de volta? Sim, no caso de desistência do consórcio, você será restituído, ao menos, de parte do valor que já pagou. Logo, fique tranquilo pois você terá seu dinheiro de volta. Mas o problema é que não receberá esse valor de imediato e nem de forma completa.

Ao efetuar o cancelamento da cota e consequente exclusão do grupo, o cliente passará a integrar os sorteios mensais. É dessa forma que ele terá o direito de receber seu dinheiro de volta.

Posso receber o valor do meu crédito em dinheiro? Para receber o crédito em dinheiro, a cota deverá estar quitada e contemplada, sendo que os valores ficarão disponíveis após 180 dias contados da data da contemplação ou 60 dias após a realização da última assembleia do grupo.

Como solicitar o cancelamento do consórcio Honda?

  1. Por meio da Central de Atendimento ao Cliente no telefone (11) 2172-7007, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 9h às 15h;
  2. Formalizando expressamente por meio de carta enviada ao Consórcio Nacional Honda.

Como faço para receber o meu fundo de reserva? O fundo de reserva estará disponível (descontados os valores que tiverem sido utilizados durante a vigência do seu plano de consórcio) após 60 dias contados a partir da data da última assembleia do grupo.

Nela, o cotista que seja retirado por desistência ou inadimplência só pode receber o valor de volta 30 dias após a conclusão do consórcio, ou seja, depois de todos os cotistas serem contemplados. Após essa data, a regra em vigor é: sendo excluído do grupo, você recebe o dinheiro de volta quando for sorteado.

Após 60 dias do encerramento do grupo, é calculado o fundo de reserva. Caso exista saldo remanescente, é dividido entre os participantes. Esse valor apurado é dividido proporcionalmente e creditado aos consorciados que têm direito ao recebimento.

2%

Qual o valor da taxa do Fundo de Reserva? O valor do fundo de reserva gira em torno de 2% do valor estipulado na carta de crédito do consórcio, para a compra do bem desejado.

Quanto deve ser o fundo de reserva? Conforme citado, é a lei nº 4591/62 que é responsável pela cobrança do fundo de reserva, e segundo ela, é a convenção que determina as quantias. Normalmente, o fundo de reserva é estipulado entre 5% e 10% da arrecadação condominial.

O valor do fundo pode ser devolvido aos condôminos? Uma vez pago, o montante que constitui o fundo de reserva passa a fazer parte do saldo do condomínio. Logo, não pode ser distribuído ou restituído aos condôminos, mesmo que o proprietário venha a se desfazer de sua unidade.

O valor de um fundo de reserva deve ser, pelo menos, o equivalente a três meses de suas despesas. Imagine que ele será uma maneira de se manter, caso fique sem receber por algum motivo qualquer.

FUNDO DE RESERVA. LEGALIDADE. A administradora de consórcio é obrigada a devolver ao consorciado adimplente, ao término do plano, o valor pago a título de fundo de reserva, a menos que demonstre o uso de tais recursos em despesas legais e contratuais plenamente justificadas.

Fundo de reserva é um percentual mensal cobrado sobre o valor do bem, para compor um fundo financeiro do Grupo que poderá ser utilizado para situações contratualmente previstas.