Como receber bem o paciente?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Recepção de pacientes: conheça as melhores práticas para consultório

  1. Tenha foco no treinamento. Pode até parecer exagero, mas não é. ...
  2. Procure fazer o paciente se sentir em casa. ...
  3. Tenha recursos para tornar a recepção de pacientes mais agradável. ...
  4. Tenha cuidado na escolha dos móveis. ...
  5. Procure ouvir a opinião dos pacientes.

Para te ajudar, preparamos 5 dicas de ouro para você já começar a encantar seus pacientes!

  1. 1 – Viva a experiência do paciente. ...
  2. 2 – Invista até nos pequenos detalhes. ...
  3. 3 – Cuidado com sensações negativas. ...
  4. 4 – A sua equipe deve falar a mesma linguagem que você ...
  5. 5 -Não deixe os pacientes serem esquecidos.

Isso é acolher. Saber que você está lá para ouvir, apoiar, ajudar da forma que for possível, incentivar", resume a educadora. Essa relação de troca e abertura com as famílias e os alunos é fundamental durante a pandemia.

Se, nos serviços de saúde, o paciente é aquele que sofre, conceito reformulado historicamente para aquele que se submete, passivamente, sem criticar o tratamento recomendado, prefere-se usar o termo cliente, pois implica em capacidade contratual, poder de decisão e equilíbrio de direitos.

Algumas ações que podem ser realizadas com esse objetivo é a realização de homenagens a pessoas que adoeceram e/ou que faleceram vítimas da Covid-19 ou outras doenças no mesmo período; confecção de mural com fotos das pessoas se reinventando e se superando durante a quarentena; organização de rodas da gratidão; ...

Quais as principais práticas que não podem faltar em uma recepção de empresa?

  1. Compreenda o que significa atender bem. Um bom atendimento depende sempre da opinião e da visão do cliente. ...
  2. Ouça os clientes e desenvolva a empatia. ...
  3. Dê atenção ao feedback dos clientes.

Qualidades do recepcionista: confira as 6 indispensáveis!

  • 1- Pontualidade. A pontualidade está em primeiro lugar da nossa lista de qualidades do recepcionista. ...
  • 2- Proatividade. A proatividade não poderia deixar de constar em nossa lista. ...
  • 3- Discrição. ...
  • 4- Cordialidade. ...
  • 5- Confiabilidade. ...
  • 6- Boa comunicação.

O que uma recepcionista NUNCA deve fazer

  • Fofocar. ...
  • Se vestir de forma inadequada. ...
  • Compartilhar informações confidenciais. ...
  • Fazer ligações pessoais na recepção. ...
  • Deixar a mesa vazia.

Conheça 7 dicas para lidar com pacientes difíceis

  1. Ajude o paciente a expressar o que o levou até o consultório. ...
  2. Dê apoio emocional. ...
  3. Demonstre firmeza e domínio. ...
  4. Demonstre preocupação. ...
  5. Fique atento aos sinais de discordância entre relato e exames. ...
  6. Tenha o controle da situação. ...
  7. Crie estratégias para oferecer uma escuta atenta.

Técnicas de relaxamento e permaneça como ouvinte e mantenha o profissionalismo. Sempre se comportando de maneira neutra e atenta. Jamais fazer “caras e bocas” e verbalizar algo que possa entender tom de deboche ou ironia.

7 dicas de comunicação com o paciente

  1. Escute os pacientes. ...
  2. Perceba os sinais não verbais. ...
  3. Seja empático durante a comunicação com o paciente. ...
  4. Seja claro ao passar orientações. ...
  5. Esteja preparado para as perguntas do paciente. ...
  6. Comporte-se amigavelmente. ...
  7. Fale a mesma linguagem que o paciente.

Como deve ser feito o acolhimento da escola no pós-pandemia?

  1. Restabelecer a sensação de segurança dos alunos. ...
  2. Realizar busca ativa de alunos. ...
  3. Promover um Projeto de Vida. ...
  4. Criar um ambiente de escuta ativa. ...
  5. Adotar a educação socioemocional.

A escuta, aliás, é um dos princípios básicos do processo de acolhimento psicológico. Ser ouvido por alguém atento ao que você está passando faz com que muitas pessoas consigam expressar e externar o que está afligindo e causando um mal estar.

As dinâmicas de acolhimento são uma importante ferramenta para o engajamento das turmas. Desde o primeiro dia de aula, esse tipo de trabalho auxilia no conhecimento de uns pelos outros e no sentimento de pertença.

Por exemplo: nome, data de nascimento, sexo ou gênero, naturalidade, cor, endereço, estado civil, profissão, entre outras informações. Essas perguntas são importantes para que seja possível organizar os prontuários, assim como, para que o profissional conheça melhor o paciente.

Bom vínculo na consulta médica
Tente explicar seus problemas da maneira mais clara possível e seja objetivo. Descreva seus sintomas em vez de simplesmente dizer que não está se sentindo bem. Não tenha medo de cobrar alguma atitude do médico.

Incluir o “Não” em uma explicação: Ao invés de diretamente dizer não ao seu paciente, inclua uma explicação sobre a conduta, incluindo motivos e benefícios sobre a solicitação do paciente, deixando claro que trata-se de uma escolha responsável e que a solicitação não está totalmente descartada no futuro.

O acolhimento é uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas aos educandos e às equipes docente e gestora, integrando os estudantes entre si, com a escola, funcionários, e fortalecendo a conexão entre eles.