Como receber as parcelas bloqueadas do Auxílio Brasil?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 7 de maio de 2023
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O que fazer quando o Auxilio Brasil está bloqueado? É possível atualizar os dados pelo aplicativo Auxilio Brasil e depois comparecer em um posto do CRAS com a documentação para comprovação dos dados. Mas também é possível ir diretamente ao CRAS e realizar a atualização.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão só receberá parcelas a partir do dia de inscrição nos programas, não tendo direito ao pagamento retroativo.

Em alguns casos, a mensagem de bloqueio não é urgente. Isso porque o aviso pode indicar que o Auxílio Brasil está bloqueado para crédito em conta, o que significa que a parcela já foi depositada na poupança do Caixa Tem, mas o saque será liberado na data indicada no calendário de pagamentos.

Se o bloqueio tiver sido feito de forma errada, o problema deverá ser corrigido. “Auxílio Brasil bloqueado na conta”: o que significa? O aviso Auxílio Brasil bloqueado para crédito em conta indica que o benefício já foi depositado na conta, mas só será desbloqueado quando chegar a data de saque prevista no calendário.

Basta fazer a consulta pelo aplicativo do programa (disponível para Android e iOS) ou pelo Portal Cidadão da Caixa, que traz informações sobre diversos benefícios sociais.

Se você recebeu a mensagem informando que seu dispositivo está bloqueado, procure uma agência da CAIXA e leve seu documento (RG ou CNH) original e seu celular para fazer o desbloqueio.

É possível consultar a situação do seu benefício através do site do CadÚnico, inserindo dados como CPF e data de nascimento. Também é possível consultar através do atendimento da Caixa pelo telefone 111 e no aplicativo Auxílio Brasil ou Caixa Tem.

Após receber o Cartão do Auxílio Brasil, é importante desbloqueá-lo o mais rápido possível. O prazo para realizar o desbloqueio pode variar, mas geralmente é de 30 a 60 dias após o recebimento do cartão.

Com o benefício regularizado, basta procurar uma agência da Caixa com documento de identificação para fazer o saque das parcelas. É importante destacar que o dinheiro pode não cair na conta no Caixa Tem, mas será possível retirar as parcelas retroativas pessoalmente com o cartão do programa.

Não há prazo estabelecido para retorno do pagamento, pois depende de avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social. Requisitos: Já estar inserido no Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.

Após esse procedimento, o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela gestão municipal. O governo federal deu o prazo de até 60 dias para que as famílias unipessoais façam a atualização do Cadúnico. O primeiro prazo começou a contar do dia 14 de abril e foi até 16 de junho.

Pagamento bloqueado
Quando seus pagamentos são bloqueados, você não pode receber pagamentos por meio da plataforma com a qual trabalha.

As famílias da Ação de Qualificação Cadastral de 2023 que tiverem os benefícios cancelados por encerramento do prazo podem retornar ao Programa Bolsa Família por reversão de cancelamento em até 180 dias contados da data do cancelamento, a partir do atendimento de algumas condições.