Como reativar um cliente?

Perguntado por: agomes3 . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Neste posts, vamos te mostrar 7 maneira de resgatar clientes inativos:

  1. Descobrir o que houve;
  2. Oferecer um novo produto ou serviço;
  3. Encontrá-lo “por acaso” em um evento;
  4. Fazer uma ponte por meio de outro cliente que ele conhece;
  5. Enviar uma proposta irrecusável;
  6. Mudar de vendedor;
  7. Marcar uma visita para conversar.

A reativação de clientes é uma estratégia de negócio que busca recuperar o relacionamento com clientes que já tiveram algum tipo de interação com a empresa, mas que, por algum motivo, deixaram de utilizar seus produtos ou serviços.

Veja a maneira certa de fazer isso e evite precisar descobrir como recuperar clientes depois.

  1. 5 dicas para fazer uma boa entrega aos clientes da sua empresa.
  2. Conheça o seu mercado como ninguém. ...
  3. Entenda o que os clientes realmente esperam de você ...
  4. Renove o seu discurso. ...
  5. Invista em capacitação. ...
  6. Remodele sua história.

Antes de qualquer coisa, vamos nos aprofundar em algumas orientações para que a comunicação com o cliente inativo seja a mais eficaz possível:

  1. Entenda o que causou o afastamento do cliente. É bem importante conhecer o motivo que causou o afastamento. ...
  2. Defina prioridades. ...
  3. Planeje a comunicação. ...
  4. Controle os processos.

5 dicas para evitar o cancelamento e reter o seu cliente

  1. Seja proativo: ...
  2. Tenha pontos de contato visíveis e funcionais: ...
  3. Invista em um bom atendimento: ...
  4. Invista no serviço de pós-vendas: ...
  5. Aposte em pesquisas de satisfação:

Tenha um plano de reativação e não espere 1 ou 2 anos para se aproximar do cliente perdido, buscando razões para ficar no radar, de maneira educada. Trilhe o retorno com ofertas diferentes dos produtos e serviços que ele usava. Já para os que estão saindo no momento, marque uma entrevista de saída.

O que fazer quando o cliente não responde

  1. “Desculpe incomodar”
  2. Mude a postura de vendedor.
  3. Tenha uma conta comercial.
  4. Conheça os motivos pelos quais as pessoas não respondem.

Problemas com o atendimento
Os problemas com atendimento são um dos principais motivos para seu cliente não voltar mais ao seu estabelecimento. E existem diversos problemas relacionados: a) Falta de atenção com o cliente: Isso é algo que tem se tornado comum e motivo de várias reclamações por parte dos clientes.

Podemos até pensar que ele sumiu sem motivos, ma existem muitas razões pelas quais um cliente pode sumir: Ele pode estar se sentindo decepcionado com algum problema ou pode estar frustrado pela sua solução não atender às expectativas dele; Pode estar ocupado com outras prioridades.

Já desativar um cliente deixa o mesmo cancelado no sistema do Superlógica e desativa totalmente a geração de novas cobranças para o mesmo, essa função deve ser usada caso o seu cliente tenha saído da sua carteira e já não possui mais vínculos com a sua empresa.

Como responder um cliente insatisfeito?

  • “Eu entendo o seu problema e não irá se repetir”;
  • “Lamentamos sua experiência ruim no nosso estabelecimento. ...
  • “Entendemos a sua infelicidade e estamos trabalhando o mais rápido possível para resolver”;
  • “Nos importamos com seu ponto de vista e vamos resolver seu problema.

6 dicas indispensáveis para acalmar um cliente nervoso

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

Vale a pena até dar um ultimato, oferecendo alguma condição única, associando um gatilho mentais de escassez e urgência, por exemplo, para fazer com que o cliente diga sim ou não, e se caso, ele apresentar uma objeção seja possível tratá-la e seguir com essa negociação.

Passo a passo para criar um e-mail para clientes inativos

  1. Identifique quem são esses clientes. O primeiro passo de uma campanha de e-mail para clientes inativos é identificar quem são eles. ...
  2. Segmente esses contatos. ...
  3. Crie uma oferta de valor. ...
  4. Dê atenção especial ao assunto do e-mail. ...
  5. Crie um fluxo de e-mails personalizado.

Como você faz para reduzir a taxa de cancelamento de clientes?

  1. Concentre-se em melhores clientes.
  2. Seja proativo na comunicação.
  3. Defina um roteiro para seus novos clientes.
  4. Ofereça incentivos.
  5. Peça feedback com frequência.
  6. Analise o cancelamento quando acontecer.
  7. Mantenha-se competitivo.

Dificilmente terão uma rotina normal depois de um episódio de cancelamento. O fato também pode desencadear abandono, desprezo, desconsideração e esquecimento, entre outros distúrbios como ansiedade e até depressão. A cultura do cancelamento é tóxica para a saúde mental.

Como fechar uma venda mais rápido? Veja 7 dicas para colocar em prática

  1. Antecipe-se. O mercado atual muda muito rapidamente. ...
  2. Crie um vínculo com o cliente. Ser próximo do cliente vai além de estar sempre em contato com ele. ...
  3. Seja compreensivo. ...
  4. Colabore. ...
  5. Esteja presente no universo on-line.

4 dicas de como dizer não educadamente para o cliente

  1. Justifique a negativa. ...
  2. Apresente alternativas e ofereça soluções. ...
  3. Seja educado, honesto e transparente. ...
  4. Se mostre disponível para atender o cliente no futuro.