Como realizar uma Hepatimetria?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A hepatimetria é a medida objetiva dos lobos hepáticos. Sua realização é feita traçando-se uma linha reta do diafragma ao bordo hepático. No lobo esquerdo, a imagem ultrassonográfica deve ser realizada na linha média, em um corte longitudinal do paciente, geralmente se utilizando a aorta como referência.

Palpação do fígado
Nele, o examinador com a mão esquerda na região lombar direita do paciente tenta evidenciar o fígado para frente. Com a mão direita espalmada sobre a parede anterior, tenta palpar a borda hepática anterior durante a inspiração profunda.

PARA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO O MÉDICO PODE SOLICITAR EXAMES DE SANGUE, ULTRASSONOGRAFIA E ATÉ MESMO UMA BIÓPSIA PORQUE ELES FORNECEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS ALTERAÇÕES NESSE ÓRGÃO.

Principais exames de sangue que avaliam o fígado

  1. Transaminases. ...
  2. Gama GT. ...
  3. Fosfatase alcalina. ...
  4. Bilirrubinas. ...
  5. Tempo de protrombina. ...
  6. Eletroforese de proteínas.

O fígado aumentado, chamado hepatomegalia, é um aumento no tamanho do fígado, qualquer que seja a causa. Em alguns casos, o fígado e o baço aumentam juntos e a condição resultante é chamada hepatoesplenomegalia.

Embora possam existir algumas variações, considera-se que o diâmetro da veia porta seja igual ou menor a 1,2 cm(4) . Vários fatores podem alterar o diâmetro da veia porta, como as variações respiratórias, as alterações posturais e o estado pós-prandial(2,13,14).

É o segundo maior órgão do corpo, sendo a maior glândula. Situa-se na cavidade abdominal imediatamente abaixo do diafragma e deslocado para o lado direito. Os nutrientes absorvidos no trato gastrintestinal são processados e armazenados para a utilização em outros tecidos.

A hepatomegalia acontece quando o fígado aumenta de tamanho e fica maior do que o normal. Esse crescimento anormal, geralmente é atrelado a doenças subjacentes, como a Hepatite. Dependendo do motivo, esse aumento pode levar à insuficiência hepática.

A palpação deve ser realizada com a mão direita, alternando a pressão exercida até se obter a melhor sensação tátil. Inicialmente, a palpação deve ser feita com a palma da mão e, ao acharmos o que desejamos, limitamos com as polpas digitais.

Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)

A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

O que é TGO e TGP? O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Já o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado.

Resultados menores que 34 U/L indicam que a TGO está na faixa normal. Resultados maiores que 34 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

O que significa ter o TGO e TGP alterados? Quando os níveis dessas enzimas estão elevados, pode indicar lesões de células do fígado causadas por infecções, medicamentos, tumores, traumas, intoxicação e entre outros. Como dito anteriormente, a elevação nos níveis de TGP é mais específica para doenças hepáticas.

MARCADORES DE LESÃO HEPÁTICA:
As aminotransferases (anteriormente chamadas de transaminases) são indicadores sensíveis de lesão dos hepatócitos. Consistem em aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT).

Qual exame detecta a gordura no fígado? São os exames de imagem os principais, sobretudo a ultrassonografia. Já em casos de infiltração gordurosa mínima, é indicado o exame histopatológico para evidenciar.

A hepatomegalia, como é chamada pelos médicos, e o aumento do fígado indicando a existência de uma hepatopatia, palavra utilizada para qualquer doença do fígado. Porém, muitos indivíduos com hepatopatia apresentam um fígado de tamanho normal ou mesmo menor do que o normal.

A pressão portal normal é entre 5 e 10 mmHg (7 a 14 cm/H2O), o que excede a pressão da veia cava inferior em 4 a 5 mmHg (gradiente venoso portal).

O método mais indicado para medir a pressão na veia porta é a WHVP, obtida através da colocação de um cateter num ramo pequeno da veia hepática insuflando um balão que oclui um ramo largo da veia hepática (4).

Existem algumas formas de diagnosticar a hipertensão portal, a primeira delas é pela avaliação médica. Neste caso, o hepatologista vai analisar o histórico de doenças do fígado e a presença de barriga inchada, hemorróidas e veias dilatadas. Os exames laboratoriais também devem ser solicitados pelo médico.

Entre as principais funções do fígado estão o de ajudar na digestão com a produção da bile, armazenar e produzir diversas substâncias importantes para o corpo e também filtrar substâncias tóxicas e microrganismos prejudiciais.