Como realizar a territorialização?
O processo de territorialização envolve o levantamento do perfil territorial- ambiental (a geografia e ambiente, a delimitação do território da unidade da ESF num mapa, as vias de acesso e as características dos domicílios), do perfil demográfico, do perfil socioeconômico e do perfil institucional.
O que é territorialização exemplo?
Exemplo disso é quando, em um bairro, há territórios em que não entram pessoas de determinado nível social. Mesmo que não haja uma barreira física, existe uma fronteira cultural, que nem sempre é óbvia”, diz o pesquisador.
O que é territorialização e descreva como deverá ser o processo de realização desta territorialização na ESF?
Resumo. Introdução: O processo de Territorialização pressupõe o reconhecimento das principais características demográficas, socioeconômicas, epidemiológicas e culturais inerentes à população adscrita. Esse processo se apresenta como uma ferramenta que facilita o trabalho dos profissionais de saúde na comunidade.
O que é o processo de territorialização?
O processo de territorialização pode ser entendido como um movimento historicamente determinado pela expansão do modo de produção capitalista e seus aspectos culturais.
Qual a função da territorialização?
A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços.
Quais são os tipos de territorialidade?
Existem ainda outras formas de territorialidade, tais como uma pessoa escolhendo uma cadeira em sua própria casa. Ou mesmo personalizar um escritório segundo seu estilo e gosto pessoal, sendo essa uma forma de indicar a identidade de uma pessoa.
Quais os aspectos a serem observados no processo de territorialização?
A análise do território compreendeu os seguintes eixos: delimitação física, perfil histórico, demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico, político, social e cultural dos bairros. Este processo ocorreu de forma transversal à história da comunidade, mapa da área e caracterização da abrangência.
O que é territorialização na atenção básica?
Resumo: A territorialização da atenção básica à saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Qual a importância da territorialidade?
A territorialidade, tomada como um conceito interdisciplinar, permite dialogar com a psicologia ambiental e com a psicologia existencialista, sustentando a importância dos territórios na dimensão social da existência.
Qual a função da territorialização e o conhecimento da comunidade para a atuação na Atenção Básica e saúde comunitária?
Dessa forma, a territorialização permite reorganizar as práticas em saúde pautadas na humanização da atenção e nas necessidades da comunidade.
Qual a importância da territorialização e mapeamento?
Conclusão ou Hipóteses: Observa-se a importância do mapeamento, pois com ele é possível o reconhecimento do território, identificação do perfil demográfico, epidemiológico, socioeconômico e ambiental, possibilitando o monitoramento do processo de trabalho, permite a tomada de decisão das ações de saúde de forma mais ...
Como o processo de territorialização atua na humanização de uma população?
Esses instrumentos auxiliam no processo de planejamento e execução de atividades em cada etapa do processo de conhecimento do território e da população que nele habita. Dessa forma, a territorialização permite reorganizar as práticas em saúde pautadas na humanização da atenção e nas necessidades da comunidade.
Qual é o conceito de territorialidade?
“A territorialidade consiste em uma ação apropriativa de um determinado espaço por um indivíduo ou um grupo de indivíduos que desenvolvem, em relação a um objeto ou símbolo, uma relação de posse” (COIMBRA e SARAIVA, 2013.
Como o processo de territorialização influência no cuidado à saúde?
A territorialização surge como ferramenta fundamental para o planejamento das ações de saúde, pois possibilita conhecer os aspectos ambientais, sociais, demográficos e econômicos e os principais problemas de saúde da população de determinada área, possibilitando desenvolver intervenções epidemiológicas e atividades ...
O que é territorialização do cuidado?
Verificou-se que a territorialização se destaca como uma ferramenta de trabalho bastante inovadora, por possibilitar aos profissionais e usuários uma experiência diferenciada de cuidado, considerando as potencialidades e vulnerabilidades do território onde são desenvolvidas as ações em saúde.
O que é ser territorialista?
Que costuma dominar seu território.
Quais são as principais características de um território?
O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.
Como a territorialidade pode ser vista?
Dessa forma, podemos compreender que o território possui vários níveis, variando desde o local até o global. Além disso, ele pode se expressar através de relações naturais ou biológicas, culturais, políticas, sociais, econômicas, militares, entre outras.
Quais são os 5 princípios do SUS?
Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
Quais são os princípios da territorialidade?
O princípio da territorialidade indica que o Estado, em cujo território foi cometido o crime é o competente para julgar o delinquente e aplicar a respectiva sanção.
Qual a diferença entre território e territorialização?
Ou seja, é o território apropriado e constituído a partir de uma coletividade. Nesse sentido a territorialização é um processo social que se constitui, sobretudo na busca de uma identidade política e ideológica na formação cultural dos sujeitos sociais que compõem o movimento socioterritorial.