Como reabrir matrícula trancada?

Perguntado por: apereira2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Para retornar à rotina de aprendizagem, os alunos podem solicitar, assim como o trancamento, o processo de reabertura de matrícula. As regras variam de uma instituição para outra, mas o religamento geralmente é bastante simples e deve ser solicitado na secretaria do curso ou da faculdade.

2 anos

Você deve voltar em até 2 anos depois do trancamento da matrícula. Pelo fato das faculdades sempre atualizarem a sua grade de matérias, caso fique afastado por muitos anos tudo o que você cursou será perdido.

O que é a reabertura de matrícula? É o procedimento que permite ao aluno veterano que não realizou matrícula no prazo previsto retomar seu vínculo com a vaga na Universidade.

Ou seja, trancar a faculdade te torna uma pessoa sem obrigações acadêmicas e pessoais com a instituição. Normalmente, quem solicita o trancamento da faculdade tem o direito de ficar até dois anos com a graduação paralisada.

Mesmo que não tenha como evitar a situação, saiba que é possível destrancar a graduação a qualquer momento, quando for mais conveniente para o estudante. Será preciso reunir alguns documentos para o aproveitamento das disciplinas já cursadas e solicitar o recurso na secretaria da instituição de ensino.

Cada aluno pode trancar seu curso apenas uma vez, por um período de até dois semestres letivos consecutivos.

É possível trancar a faculdade a qualquer momento? O período para solicitar o procedimento começa com cada semestre letivo e vai até uma data definida no Calendário Acadêmico da instituição. Portanto, não é possível trancar a faculdade no meio do semestre, por exemplo.

Você, aluno da Universidade Paulista - UNIP, que está com a matrícula trancada e deseja reiniciar seus estudos, solicite aqui seu pedido de reabertura. Informe seu CPF, confirme alguns dados pessoais e, a partir das disciplinas que cursou, tentaremos adaptá-lo à grade vigente mais apropriada à sua situação.

O Projeto de Lei 2502/22 altera as regras para o aproveitamento de estudos por instituições de ensino superior, observado o prazo máximo de dez anos após a conclusão das disciplinas com aprovação. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Caso o aluno não tenha sido aprovado em número igual ou superior a 20% dos créditos matriculados nos dois últimos semestres, pode ocorrer o jubilamento); i) ultrapassar o prazo máximo de conclusão do curso.

É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Sim, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo. Contudo, isso vai depender do tipo de instituição de ensino que você estuda ou pretende estudar.

O que é? Para retornar e dar continuidade ao curso, após ter sua matrícula cancelada por falta de renovação, o discente deverá solicitar sua rematrícula no período estabelecido no calendário acadêmico.

A maioria permite que a matrícula fique trancada por dois anos. Assim, enquanto o curso estiver trancado, será como se a matrícula estivesse congelada. O aluno não precisará frequentar as aulas ou pagar as mensalidades, caso estude em uma faculdade privada.

O que é abandono do ensino superior? O abandono no ensino superior é um problema social complexo e que acontece quando os alunos precisam deixar a universidade por fatores internos ou externos, em grande parte relacionados à questão econômica.

Quando você tranca a faculdade, ainda mantém vínculo com a instituição e tem um prazo para voltar. Dependendo do regulamento para a concessão de bolsas de estudo, sua bolsa pode ser mantida por determinado prazo, ou ser retirada imediatamente.

Na maioria dos casos, é preciso que o estudante tenha cursado, pelo menos, um semestre para solicitar a transferência interna. O processo envolve em grande parte análise de documentação, mas há casos em que é preciso fazer uma entrevista com a coordenação do curso de destino, por exemplo.

Como funciona a reabertura de matrícula? Depois de feito o pedido para reabertura de matrícula, a coordenação do curso irá analisar a grade curricular cursada na IES de origem e indicar a nova grade, procurando colocar o estudante na série mais próxima a estudada anteriormente.

Não quero fazer faculdade: investir em cursos técnicos é uma boa alternativa. Certamente, investir em cursos técnicos é uma boa alternativa para ingressar no mercado de trabalho. Da mesma forma que investir em uma faculdade. Tudo depende dos objetivos de cada estudante.