Como questionar uma pessoa?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Ao fazer um questionamento, use as melhores gramática e pronúncia possíveis. Fale de forma clara e enuncie cada palavra. Isso não somente faz com que você pareça mais inteligente, como ainda garante que a pessoa sendo questionada entenda o seu falar e o que deseja saber. Faça uso de uma linguagem específica.

As dez perguntas mais difíceis de se responder do mundo incluem 'qual é o sentido da vida? ', 'Deus existe? ' e 'as loiras se divertem mais? ', segundo um estudo realizado pelo site de buscas Ask Jeeves.

São perguntas que podem ser trabalhadas em grupo de maneira muito prática, abrindo discussões e debates intensos, mas extremamente necessários e produtivos.

O que são perguntas abertas? As perguntas abertas são aquelas que os vendedores fazem aos clientes em potencial e que não levam a respostas como “sim” ou “não”. Essas perguntas fazem com que os possíveis compradores comecem a falar – geralmente sobre sua situação, motivações ou objetivos.

Faça perguntas abertas, como “O que você gosta de fazer para se divertir?” e “Que tipo de música você gosta?” Assim, você pode descobrir se vocês tem coisas em comum. Se você já tem intimidade com a pessoa, não precisa esperar para ter a conversa.

As perguntas feitas devem surpreender o cliente, ou seja, perguntas que fogem do padrão, do que ele está acostumado a ouvir. Assim ele não vai ter uma resposta padrão pronta. A pergunta não pode ser previsível para ele. Outra dica importante: quando o cliente te perguntar algo, responda com outra pergunta.

LISTA DE PERGUNTAS INTERESSANTES. 1# Como você gosta de aproveitar o seu tempo livre? 2# Qual é o seu trabalho dos sonhos? 3# Qual é a coisa mais importante que eu deveria saber sobre você?

Perguntas indutivas são terminantemente proibidas em audiência, simplesmente, porque elas induzem a resposta. A pessoa que faz uma pergunta indutiva, na verdade, não está perguntando! Ela está afirmando e querendo apenas uma confirmação.

Em casos de indecisões durante a estruturação de perguntas fechadas, uma boa dica é começar com expressões como “então”, “portanto”, “quer dizer”, pois elas remetem à confirmação ou à conclusão de um raciocínio. Vamos exemplificar: Então, vi que você gostou do produto. Vamos fechar negócio?;

  • Instagram.
  • Ask.fm.
  • Sarahah.
  • Curious Cat.
  • Secret.
  • Formspring.
  • F3.
  • Tellonym.

Conte uma história antes de lançar a pergunta
E é isso que você precisa fazer ao abrir uma caixinha de perguntas. Antes de lançar, conte uma história, faça com que as pessoas se interessem no que você está falando e aí ela irá NATURALMENTE, fazer perguntas sobre aquilo na sua caixinha.

As perguntas mais frequentes feitas ao Google no mundo

  • Qual é o meu IP?
  • Que horas são?
  • Como dar nó em gravata?
  • Onde estou?
  • Quantas semanas tem um ano?
  • Como fazer uma captura de tela no Mac?

Quanto dinheiro há no mundo? Se não há resposta errada para uma pergunta sem resposta, também não há resposta certa? Os pássaros podem ter medo de altura? O que nos torna humanos?

Dê uma justificativa para a sua confusão. Não é preciso dizer a verdade, mas tampouco vale esconder o fato de que não tem prestado tanta atenção ao que foi dito. Diga o que você sabe. Afirme algo que entende sobre o assunto.

Questionar-se com perguntas que provocam a reflexão é muito positivo, pois leva a autoanálise. Isso ajuda você a ter consciência de onde você está, onde você esteve e aonde você pretende ir. Através da autoanálise, você é capaz de identificar e organizar seus sonhos e objetivos.

Peter Ducker, reconheceu essa dificuldade e sintetizou o que é necessário para desenvolver o pensamento estratégico em apenas cinco perguntas.
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São elas:

  • Qual é a nossa missão?
  • Quem são os nossos clientes?
  • O que nossos clientes valorizam?
  • Que resultados desejamos atingir?
  • Qual é o nosso plano?

Uma ótima maneira de responder a um "Oi, tudo bem?" neste caso é dizer: "Aprendi recentemente" e então você pode compartilhar sua história. Esta abordagem é muito poderosa, porque você muda sua mentalidade de "Por que isto está acontecendo comigo?" para "O que será que eu poderia aprender com isto".

O texto foi estruturado seguindo a técnica das três perguntas.
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Ela consiste em organizar um artigo ou post respondendo a estas perguntas em sequência:

  • O quê?
  • Por quê?
  • E daí?