Como quebrou a imagem de Nossa Senhora Aparecida?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O atentado contra a imagem da padroeira do Brasil aconteceu em 16 de maio de 1978, ainda na Basílica Velha, quando o jovem Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos e morador de São José dos Campos (SP), foi a Aparecida (SP) e conseguiu quebrar o vidro do nicho, à noite, e retirar a imagem da Virgem.

Em 1717, um grupo de pescadores navegando no Rio Paraíba do Sul teria se deparado com uma imagem partida da Nossa Senhora Aparecida. Feito de barro, a cabeça e o corpo do artefato se encontravam separados.

Quebra da Imagem de Aparecida: um sinal de Deus para fortalecer a fé

4. Atentado contra a imagem. A imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba já foi quebrada em mais de 200 pedaços, isso porque um garoto de 19 anos que participava da missa na Basílica Histórica, se aproveitou de um apagão para quebrar, aos socos, o vidro onde estava a figura e roubá-la.

Quem esculpiu a imagem da santa? Até pouco tempo atrás, a autoria da imagem era desconhecida. Hoje, acredita-se que tenha sido moldada pelo frei carioca Agostinho de Jesus.

É preciso avaliar seu interesse, necessidade ou condições financeiras para fazer esse tipo de restauração. Até porque, o simples ato de colar imagens sacras quebradas pode ter essa mesma função se o dano não for excessivo. Seja como for, o mais importante é considerar o papel desses itens e o respeito que emana deles.

Porque a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra? Pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que ficar anos submersa na água fez com que ela ficasse escura.

Segundo o historiador Lourival dos Santos, a imagem da santa passou por um processo de africanização imposta por devotos brasileiros.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça.

Conheça quais são os milagres atribuídos à Nossa Senhora Aparecida

  • Pesca Milagrosa.
  • As velas.
  • A menina cega.
  • Escravo Zacarias.
  • Cavaleiro.
  • Salvo de afogamento.
  • Veja mais notícias sobre a Festa da Padroeira.

“Quando o santo quebra a gente enterra”, afirma outro. “Tem que por em água corrente”, diz um terceiro. Além das técnicas para deixar que o santo descanse em paz, cada fiel tem seu modo de encarar a quebra do santo. “É sinal de coisa ruim”, “é sinal de mudança”, “quer dizer que o santo não te atende mais.”

Em 16 de maio de 1978, houve um atentado à imagem de Nossa Senhora Aparecida executado por um jovem iconoclasta que invadiu o nicho da imagem aproveitando-se de um blecaute, que termina na destruição da cabeça da imagem e na quebra do corpo em vários pedaços.

Outra dica para quem não tiver como depositar em algum local, é triturar a imagem e enterrá-la no seu jardim ou então enterrá-la como ela está mesmo. Enterrando a imagem você não estará faltando com respeito e ainda estará abençoando o local. Quem não tiver jardim em casa pode enterrar em vaso com flores.

De acordo com a Basílica, as fitas serão incineradas em intenção pelas orações feitas. A retirada acontece uma vez no ano antes do Círio de Nazaré. Ainda segundo a Basílica, a queima das fitas acontecerá no Seminário Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, que administra a Basílica a mais de 100 anos.

Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.