Como quebrar o bráquete do aparelho?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quais são os alimentos que podem causar a quebra dos bráquetes?

  1. Alimentos muito duros. ...
  2. Alimentos grudentos e pegajosos. ...
  3. Alimentos fibrosos. ...
  4. Alimentos espumantes. ...
  5. Vegetais crus e frutas firmes. ...
  6. Faça consultas regulares. ...
  7. Tenha cuidado ao escovar os dentes. ...
  8. Evite usar os dentes como ferramenta.

Um quadro comum de acontecer, por exemplo, é a quebra do dispositivo. “O aparelho ortodôntico pode sofrer uma quebra quando o paciente come algo muito duro ou crocante, como o caso de milho de pipoca ou amendoim”, comenta a profissional.

A resposta simples para essa pergunta seria: o preço de um kit de bráquete de aparelho metálicos convencionais pode variar de R$30,00 a R$300,00 reais, a depender de suas especificidades.

O descolamento do bráquete, em geral, acontece por conta de uma série de motivos, como durante a alimentação, um acidente ou até mesmo pela má qualidade do serviço ortodôntico prestado.

Considerando que a recolocação de um bráquete exige tempo e trabalho do dentista, além do uso de material novo para a reposição, podemos dizer que sim, o profissional não só pode, como deve cobrar para fazer uma nova colagem. Isso não quer dizer que a culpa da queda do bráquete seja sempre do paciente.

Olá. Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.

Alimentos Duros
Deve evitar frutos secos como as nozes, avelãs, milho (e pipocas). Estes alimentos podem deslocar brackets ou danificar outras partes do aparelho, pois podem ficar retidos e provocar dificuldade na higienização, alojando-se em locais difíceis de alcançar.

O bráquete é a peça responsável por transmitir a força do fio ortodôntico ao dente. Portanto, no momento em que ele quebra, o movimento daquele elemento fica totalmente comprometido. Quando um bráquete solta, o paciente deve comunicar ao seu ortodontista, pois somente ele poderá recolocá-lo.

Sim, a remoção de aparelho exige muita destreza e brocas especiais, para que não haja dano a coroa dentária. Remoção de aparelho é um procedimento odontológico e normalmente é remunerado.

Existem, inclusive, relatos de pessoas que chegam até a utilizar cerdas de vassoura para conectar os braquetes. E estes, por sua, vez são fixados com cola instantânea extraforte, como“SuperBonder”. Um procedimento totalmente prejudicial para a saúde bucal.

Inflamações e acúmulo de bactérias. Como dito, o aparelho ortodôntico oferece maior risco ao surgimento de problemas que afetam a saúde bucal, como inflamações, acúmulo de bactérias, tártaro, cáries e gengivite, que ocorrem, principalmente, devido à má higienização da boca.

Nela, deve conter o plano de tratamento escolhido, o que foi realizado em cada sessão até o momento e o tipo de aparelho utilizado (marca comercial, slot do bracket, arcos usados). Com essas informações, o novo dentista poderá prosseguir o tratamento sem problemas.

Especialistas indicam as correções a partir dos 7 anos – quando as crianças apresentam a chamada dentição mista (dentes de leite e dentes permanentes) – mas em alguns casos isso pode mudar. Por isso a avaliação de um profissional é essencial para definir o planejamento adequado.

É possível acelerar o tratamento ortodôntico com o aparelho certo. A odontologia evolui constantemente, tornando possível até mesmo acelerar o tratamento ortodôntico por meio de novas tecnologias. O tratamento com aparelho autoligado, por exemplo, tende a ser mais rápido do que o modelo fixo comum.