Como quebrar ciclos repetitivos?

Perguntado por: dzaganelli . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Como quebrar ciclos viciosos?

  1. Fazer uma breve reflexão sobre a sua vida. Identificar que você está preso em um ciclo vicioso não é simples. ...
  2. Definir o que precisa ser mudado. Após refletir sobre o que precisa ser mudado, você pode colocar cada fator no papel. ...
  3. Parar para observar os resultados. ...
  4. Acreditar ser possível mudar.

ASSINE A VIDA SIMPLES
Ciclos têm começo, meio e fim. Mesmo que se repitam. E quando os ciclos se repetem muito, é um forte indicativo de que você precisa observar quais comportamentos estão repetindo também.

Começo com uma pergunta: – Já vivenciaram situações de vida onde só o que mudava eram as personagens ou o ambiente? Pois é, chamamos isso de ciclos repetitivos.

Para encerrar ciclos na nossa vida, precisamos ter duas coisas: coragem e confiança. Coragem de recomeçar e deixar ir tudo o que nos faz do passado recordar! E confiança de que o que Deus tem para a nossa vida, nem se compara com o que ficou para trás. Deixe Ele te surpreender.

Como fazer isso? Aprendendo a lição que cada experiência traz para nossa vida. Os ciclos se repetem como uma oportunidade de fazermos melhor, de fazermos diferente, de aprender: a mudar, a se adaptar, a se conhecer, a deixar ir o que não nos serve mais e a abrir os braços para o novo que vem.

Busque apoio e recursos para ajudá-lo a enfrentar e superar esses padrões tóxicos. Isso pode incluir terapia, grupos de apoio, leituras, cursos e qualquer outra ferramenta que possa contribuir para o seu crescimento pessoal. Lembre-se de que mudar comportamentos enraizados não é fácil, mas é possível e vale a pena.

Confira abaixo algumas dicas.

  1. Não esperes mudanças. É impossível raciocinar com uma pessoa tóxica. ...
  2. Seja positiva. As pessoas tóxicas são muito críticas e negativas. ...
  3. Busca a companhia de pessoas boas. ...
  4. Trabalha sua autoestima. ...
  5. Evite a dependência emocional. ...
  6. Seja assertivo. ...
  7. Procure ajuda.

Um ciclo se fecha quando todo o processo termina e restam apenas restos dispersos. Fechar ciclos é algo que você tem que fazer de forma consciente, você pode não ter mais nada em que se apegar, mas isso não significa que você não esteja mentalmente apegado o passado, vinculado ao lamento daquilo que perdeu.

O fechamento de um ciclo nos oportuniza revisar, ressignificar e dar um novo sentido à própria vida, colocando em pratica um novo projeto de acordo com a nossa realidade e necessidades. Permanecer em um ciclo que já fechou é altamente desgastante, além de se pagar um alto preço por isto.

A partir da fala, precisamos esgotar, sentir (reviver) as emoções que podem vir à tona, é fundamental no processo de ressignificação, aceitação ou elaboração da perda. É difícil, porém necessário deixar ir! Deste modo, damos abertura para novas possibilidades, oportunidades e nos permitimos seguir em frente.

A impressão que dá é de que a pessoa está perdida, procurando algo que não está em lugar algum. Este comportamento também pode ser um padrão familiar, passado de geração a geração, ou pode ser o reflexo de pressões familiares sobre qual profissão se espera que aquele estudante escolha.

Para furar uma repetição, é imprescindível que se reflita.
E, se tratando dessa questão, é necessário pensar que quando há o desejo de ter um relacionamento, é fundamental encontrar alguém que queira o mesmo. Claro que é preciso outras coisas (o que pode ser assunto para uma outra coluna), mas essa é essencial.

Por isso, entendemos que fechar um ciclo dói quando nos apegamos a certas coisas e ideias que criamos, e não nos damos a oportunidade de nos rendermos ao que realmente estamos vivendo no presente.

Isso é necessário porque há situações em que o indivíduo não consegue aceitar as circunstâncias ou lidar com a ansiedade que surge diante das mudanças. Então, se esse familiar tiver dificuldades para seguir sua rotina porque fica apenas remoendo situações do passado, será necessário buscar a ajuda de um psicólogo.

Talvez porque ainda não estejamos preparados ou porque há muita gente resistente em fechar seus ciclos para que o nosso possa então fluir. Só poderemos renascer para uma nova realidade se tivermos a capacidade de nos despojarmos do passado e aceitar o final dos ciclos.

Se você quer, realmente, tomar as rédeas de sua mudança de vida para recomeçar, é de fundamental importância aceitar quem e como você é. Aceitar as coisas como elas são. Aceitar não é acomodar-se. Aceitar é fundamental para a transformação pessoal e profissional.