Como quebrar ciclos que se repetem?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Entre as maneiras possíveis de fazer isso estão:

  1. Fazer uma breve reflexão sobre a sua vida. Identificar que você está preso em um ciclo vicioso não é simples. ...
  2. Definir o que precisa ser mudado. ...
  3. Parar para observar os resultados. ...
  4. Acreditar ser possível mudar.

E por que repetimos padrões de comportamento? Porque os traumas não foram trabalhados, o que nos impossibilita de olharmos para eles, de recordarmos o que realmente aconteceu, já que estão recalcados no inconsciente.

Começo com uma pergunta: – Já vivenciaram situações de vida onde só o que mudava eram as personagens ou o ambiente? Pois é, chamamos isso de ciclos repetitivos.

Como fazer isso? Aprendendo a lição que cada experiência traz para nossa vida. Os ciclos se repetem como uma oportunidade de fazermos melhor, de fazermos diferente, de aprender: a mudar, a se adaptar, a se conhecer, a deixar ir o que não nos serve mais e a abrir os braços para o novo que vem.

Uma atitude simples que você pode adotar é prestar mais atenção nas coisas. Em função das rotinas corridas que todos nós temos, às vezes, é necessário que a gente faça uma, duas, três ou até dez coisas de uma só vez, então, logicamente, nem sempre é possível se ater a todos os detalhes de tudo.

Para fechar ciclos, é preciso deixar ir
O hábito é uma força muito poderosa que nos leva a permanecer na inércia. É mais fácil suportar o mal conhecido do que empreender uma nova aventura. Portanto, geralmente há uma resistência ao fechamento de ciclos.

Um hábito muito enraizado pode nos levar à inércia total. Achamos mais fácil suportar algo ruim, mas familiar, do que procurar alternativas melhores, mas que necessitam de assumir riscos. É por isso que muitos de nós resistimos a fechar ciclos. Há uma parte de nós que quer continuar fazendo as mesmas coisas.

Para encerrar ciclos na nossa vida, precisamos ter duas coisas: coragem e confiança. Coragem de recomeçar e deixar ir tudo o que nos faz do passado recordar! E confiança de que o que Deus tem para a nossa vida, nem se compara com o que ficou para trás.

Resumo: Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.

A compulsão à repetição nada mais seria do que uma tentativa, por parte do ego, de obter um domínio destas situações desagradáveis, vinculando a energia. É mediante a repetição que o aparelho psíquico consegue o equilíbrio buscado pelo princípio do prazer.

Comportamentos repetitivos são comportamentos ligados à repetição, rigidez e invariância. Eles incluem tanto comportamentos motores quanto verbais repetitivos, comportamentos sensoriais incomuns, interesses restritos, fixos e intensos.

Concentre-se em si mesmo, analise cada uma das suas decisões e entenda quais delas estão interferindo no andamento da sua vida. Melhorar o relacionamento familiar requer tempo e paciência, além do perdão de muitos ressentimentos. É importante ouvir sem julgamentos, e o respeito mútuo deve estar sempre presente.

Quebrar o ciclo significa que independentemente da posição em que você se encontra, a unica possibilidade de evolução é a criação de novas oportunidades, em cenários novos e diferentes.

A terapia sistêmica promove um ambiente seguro para refletir a origem desses comportamentos, sem julgamento. Desse modo, é possível descobrir a origem dentro daquela cultura familiar, do contexto em que surgiu e como a sociedade pode ter favorecido a continuidade daquele padrão.

ASSINE A VIDA SIMPLES
Ciclos têm começo, meio e fim. Mesmo que se repitam. E quando os ciclos se repetem muito, é um forte indicativo de que você precisa observar quais comportamentos estão repetindo também.

O fim de um ciclo na vida é a oportunidade de tentar algo novo ou mesmo algo de novo, é a chance de se reinventar, reciclar, aprimorar. Novos amigos, amores, negócios, lugares, coisas, lares, sonhos, desejos, necessidades, coisas materiais e imateriais.

A vida não acaba quando um ciclo se encerra, na verdade, ela acaba de iniciar em um novo momento. Mais um ciclo acabou de começar! Serei um profissional ainda mais competente e realizado no que está por vir. Mesmo sabendo que os ciclos têm fim, não deixe de aproveitá-los o máximo que puder.

5 dicas para ter uma boa conversa e parecer mais interessante

  1. Saiba a hora de puxar papo – o timing é tudo. Muitas vezes, a outra pessoa não está afim de conversar e você precisa enxergar isso antes de começar a falar no ouvido dela. ...
  2. Mostre interesse. ...
  3. Saiba ouvir. ...
  4. Encontre pontos em comum. ...
  5. Evite falar demais.

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

Neurose é ter que repetir continuamente uma situação mal elaborada, ou, não resolvida. Um “buraco” onde você entrou (e normalmente já entrou há um bom tempo) e não consegue resolver, sair.