Como quebrar cálculo renal naturalmente?

Perguntado por: ezagalo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Pratique exercícios físicos regularmente. É fato que praticar exercícios físicos de forma regular pode estar associado a uma melhora do metabolismo como um todo, essa movimentação também ajuda na redução da formação de novos cálculos renais, bem como evita o aumento das pedras já existentes.

Muitas pessoas fazem uso de medicações caseiras, como o chá de quebra pedra, na tentativa de dissolver o facilitar a eliminação de cálculos renais. Até o momento, não existe na literatura científica nenhuma evidência de substâncias ativas para dissolver pedras nos componentes dessas substâncias naturais.

Suco de limão e vinagre de maçã.
Essa combinação alcalina auxilia na purificação do sangue e na dissolução de pedras nos rins. Além disso, a bebida possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram o funcionamento dos rins e aumentam a produção de urina, limpando as vias urinárias.

No caso de diagnóstico de pedra nos rins evite comer:
Orientamos que os seguintes alimentos sejam evitados: sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce.

Uma mensagem que circula pelas redes sociais afirma que misturar duas fatias de abacaxi e dois copos de Coca-Cola forma um poderoso remédio capaz de eliminar pedras na vesícula e nos rins. Será que isso é verdade? É mentira.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

Evite alimentos com muito sódio

  • Macarrão instantâneo;
  • Sucos prontos;
  • Embutidos;
  • Molhos para salada;
  • Carnes processadas (presunto, bacon, mortadela, apresuntado e linguiça, que são ricos em sal).

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

O abacaxi não ajuda em nada então? Mais ou menos. Ele não serve para ajudar na eliminação da pedra, mas, assim como outros alimentos, pode servir para preveni-la.

A suplementaçao com bicarbonato de sódio é recomendada a pacientes portadores de Doença Renal Crônica com acidemia metabólica nos casos em que o tratamento dialítico nao está indicado.

É recomendado aumentar a ingestão de líquidos e beber muita água para evitar o acúmulo de sais minerais na bexiga que ocasiona a formação de pedra na bexiga.

Cálculos menores que 5 mm (0,5 cm), principalmente se localizados na parte final do ureter, habitualmente saem espontaneamente pela urina sem necessidade de tratamento específico. O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês.

A dor inicia-se subitamente e atinge seu pico de intensidade em mais ou menos 1 ou 2 horas. Após atingir seu ápice, a dor da cólica renal permanece assim por mais 1 a 4 horas, em média, deixando o paciente “enlouquecido” de dor. A dor começa a aliviar espontaneamente e ao longo de mais 2 horas tende a desaparecer.

“No entanto, se não houver complicações e se o tamanho do cálculo permitir, o paciente entra em um Protocolo de Terapia Expulsiva”, esclarece Treiger. Isso significa que há grandes chances de expelir a pedra pela urina e que, com devido acompanhamento, é possível esperar em torno de 20 dias para sua eliminação.

Nesse sentido, o café é uma bebida inofensiva e até recomendável de ser consumida moderadamente — para quem possui todas as funções renais em perfeito funcionamento. Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal.

Se ao urinar você percebe que há sangue no seu xixi, esse é mais um dos grandes sinais de pedras nos rins. O que acontece é que as pedras podem atrapalhar a função de filtragem do sangue exercida por esse órgão, deixando passar uma quantidade elevada de hemácias.

Potássio – apesar de saudáveis, algumas frutas, legumes e verduras entram no grupo de alimentos que prejudicam os rins por serem ricos em potássio, a exemplo da banana, da cenoura e das folhas da beterraba. A dica é descascá-los e deixá-los de molho antes de cozinhá-los. A água do cozimento deve ser descartada.