Como que se escreve houvesse?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A forma correta de escrita da palavra é houvesse, com h inicial. A palavra ouvesse não existe. Houvesse é a forma conjugada do verbo haver na 1. ª ou na 3.

1 fosse, acontecesse, ocorresse, decorresse, sucedesse, se realizasse, se verificasse, se passasse, se desse, se processasse, se desenrolasse, transcorresse.

houver Houver vem do verbo haver. O mesmo que: possuir, tiver, acontecer, ocorrer, reouver, comportar, presenciar, restar, decorrer.

Viva o hoje como se não houvesse amanhã, porque amanhã o hoje será apenas um ontem, uma lembrança, um sonho. Os segundos são como flores, que murcham e não voltam mais.

Não o houvesse eu visto, dificilmente ousaria acreditar. Se houvesse necessidade de vencer teríamos outra abordagem. Houve-se é uma forma verbal do verbo “haver-se”, dito verbo pronominal, (resulta do verbo “haver” + pronome “se”), nomeadamente a terceira pessoa do singular do perfeito do indicativo.

Pretérito imperfeito: havia, havias, havia, havíamos, havíeis, haviam. Pretérito perfeito: houve, houveste, houve, houvemos, houvestes, houveram. Pretérito mais-que-perfeito: houvera, houveras, houvera, houvéramos, houvéreis, houveram.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Modo condicional – Apresenta o fato como uma hipótese, dependendo de uma condição. Exemplo: Se não houvesse transportes, os alunos faltariam às aulas.

Significado de Ouve
O mesmo que: escuta, atende, considera, inquire, ausculta.

Cumprimento de sentença é o procedimento que concretiza a decisão do juiz feita ao fim do processo de conhecimento. É a fase do processo civil que satisfaz o título de execução judicial.

Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural.

Existir, tiver, ocorrer, existir. Se houver alguma desistência eu já te ligo oferecendo a vaga.

A expressão «como se não houvesse amanhã» usa-se para qualificar um comportamento sôfrego e desesperado, que seria característico de alguém que quisesse aproveitar ao máximo o que pudesse, sabendo que o mundo iria acabar em breve.

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

No evangelho de hoje, de Mateus 13,47-53, Jesus faz um chamado vital à conversão. Ele não nos poupa da dura realidade: “Os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo”. A advertência é clara!