Como que se escreve des?

Perguntado por: lcavalcanti8 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Des- existe apenas como um prefixo que indica negação e oposição, de origem latina: desnecessário (des- + necessário);

Desdo vem do verbo desdar. O mesmo que: desato.

Ele tem razão, já que quem diz isso provavelmente não é mais criança. Mas também usar o verbo “ser” no passado deixa a estrutura estranha. Então, a forma mais adequada é: “DESDE CRIANÇA, faço isso ou aquilo”.

Atualmente, dês é uma forma verbal do verbo dar, quando conjugado na 2. ª pessoa do singular do presente do subjuntivo: que tu dês. É possível a construção dês de na língua portuguesa, não estando, contudo, em nada relacionada com a preposição desde.

Significado de Dês
preposição Desde; a partir de determinado ponto; a começar por. [Gramática] Forma antiga; grafia atual e preferencial: desde. Etimologia (origem da palavra dês). Forma Apocopada de desde; do latim de + ex.

Fez é também forma derivada do verbo fazer, com o sentido de realizar: ele fez o trabalho ontem. O Fez é usado no Egito e no norte da África onde é também chamado tarbuche. Outrora, o fez era colorido com uma tintura extraída do suco de frutas vermelhas encontradas somente no Marrocos.

Ao escrever datas inteiramente por meio de números, porém, a padronização internacional atual recomenda o uso de sempre dez dígitos – dois para dia e dois para o mês (mesmo no caso de números menores que dez) e quatro algarismos para o ano: 14/09/2017, etc.

O prefixo des- refere separação ou acção contrária: desfazer. O prefixo in- pode referir: — privação ou negação: ilegal, inactivo, impermeável. — movimento para dentro: induzir, imiscuir-se.

A forma verbal dis, com s, está errada. Diz é a forma conjugada do verbo dizer na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele diz) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (diz tu).

O certo é usar somente desde. Estamos aqui desde a manhã, por volta das seis e meia. Estamos aqui desde esta manhã, por volta das seis e meia.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Erro: O pagamento foi feito a vista. Forma correta: O pagamento foi feito à vista.

As duas formas estão corretas e podem ser usadas quer numa linguagem informal, quer numa linguagem formal. Num é a forma contraída da preposição em com o artigo ou numeral um: em + um = num. No domingo, almocei num restaurante mexicano. No domingo, almocei em um restaurante mexicano.

A preposição de é uma escolha do sujeito enunciador no que respeita a querer determinar o que o sujeito utiliza. Se se pretender apresentar o que o sujeito usa, então, deve utilizar-se o complemento direto (acusativo) sem a partícula de.

“Desta”: significado
Já o termo “desta” é utilizado quando demonstramos algo que seja relativo ou esteja próximo à pessoa que fala. Também pode ser utilizado quando nos referimos a algo que esteja no tempo presente em relação ao que fala, para referir o que será mencionado no discurso.

Este país não sabe valorizar pessoas como eu. Portanto, a palavra “deste” será usada quando o pronome “este” exercer a função de complemento de um termo que exija a preposição “de”. Adamastor, você precisa deste lápis que estou usando? Não terei saudade deste dia triste que está acabando.