Como que se escreve anel?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

anel substantivo, masculino (plural: anéis m)

Significado de Anel
substantivo masculino Círculo de matéria dura, a que se prende alguma coisa; elo; argola. Pequeno círculo de ouro, prata etc., com pedra preciosa ou outro ornamento, usado como enfeite nos dedos das mãos: anel de doutor; anel episcopal.

Palavras que rimam com Anel: Granel. Alvanel.

Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.

Como não há tradição, também não existe regra! Portanto, a minha recomendação é usar o anel de noivado no dedo anelar da mão direita. Quando chegar o dia do casamento, ele passa para a esquerda para ficar juntinho com a aliança, na mão do coração.

5 argolas, aros, caracois, caracoles, caracóis.

Significado de Anelar
Etimologia (origem da palavra anelar). Do latim anhelare. verbo transitivo direto Fazer com que algo tenha a forma de um anel: anelar a manga do vestido.

No aumentativo, poderá surgir a forma anelão, mas normalmente o aumentativo é construído com formas analíticas: «anel enorme», «anel pesadão», «anel valiosíssimo», etc.

O costume de usar anéis nasceu entre os egípcios e os hindus, como um símbolo de relação entre um homem e uma mulher. Isso porque o círculo perfeito do anel é um sinal de que a união não tem fim. Depois, Alexandre o Grande dominou o território egípcio e levou essa tradição para o povo da Grécia.

Se não usamos uma aliança no dedo, podemos usar um anel, do Latim anellus, “pequeno objeto de forma circular”.

O uso do anel surgiu há mais de 2.800 a.C., entre os egípcios e os hindus, para simbolizar a aliança entre um homem e uma mulher. Para eles, um anel, que representa um círculo perfeito, significava o que não tem um fim. Mais tarde, Alexandre o Grande dominou o território egípcio e introduziu esse costume na Grécia.

Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.

Exemplo: Anel (a é a sílaba átona e nel é a sílaba tônica).

O anel de sete elos é um modelo muito significativo, ele possui 7 anéis entrelaçados e segundo tradição japonesa é de que cada elo contem um significado sendo demonstrado as sete bênçãos: Amor, Saúde, Prosperidade, Sorte, Bênçãos, Alegrias e Sucesso.

Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença. Polegar – força de caráter – mostra força de vontade e liberdade de pensamento.

No caso do anel de compromisso, a regra é uma só: a aliança é sempre usada no dedo anelar da mão direita.

Confira abaixo:

  • Anel no dedo anelar: compromisso.
  • Anel no dedo indicador: poder ou compromisso.
  • Anel no polegar: autoconfiança.
  • Anel no dedo médio: segurança e estabilidade.
  • Anel no dedo mindinho: relacionamento terminado, formatura e máfia.