Como que se escreve a palavra peço?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Peço é a forma certa de se escrever. Pesso, com "SS" não existe na Língua Portuguesa. Peço é a conjugação do verbo pedir na 1ª pessoa do singular, por exemplo: “eu peço desculpas pela nossa briga de ontem”.

Para indicar o ato de pedir algo, o verbo “pedir” é transitivo direto e indireto. Pede-se algo a alguém. O objeto direto (sem preposição) indica o que é pedido. O objeto indireto (iniciado pela preposição “a”) indica a quem algo é pedido.

O verbo pedir é um verbo transitivo direto e indireto.
...
O pronome que introduz o objeto direto da oração:

  1. O diretor pediu que houvesse a colaboração de todos.
  2. A mãe pediu que a filha comprasse arroz.
  3. A avó pediu que falassem mais alto.

1 necessito, reclamo, exijo, requeiro, demando.

Posso é a conjugação na 1. ª pessoa do singular do verbo poder no presente do indicativo. Enquanto poço é um substantivo que se refere a um buraco, geralmente cilíndrico, cavado no chão ou ainda o ponto mais fundo de um rio, ou lago. Por exemplo: “eu posso cavar um poço no sítio”.

substantivo deverbal Ação de pedir, de solicitar, de fazer pedidos: sempre peço ao meu chefe um aumento de salário. Solicitação insistente; rogo: peço a Deus e aos santos que me ajudem! Etimologia (origem da palavra peço).

Peço é a forma certa de se escrever. Pesso, com "SS" não existe na Língua Portuguesa. Peço é a conjugação do verbo pedir na 1ª pessoa do singular, por exemplo: “eu peço desculpas pela nossa briga de ontem”.

Pedir é um verbo irregular, apresentando uma alteração no seu radical de ped- para peç- em alguns tempos e pessoas verbais: eu peço, que você peça, que eles peçam,… Nas suas formas rizotônicas, a vogal e apresenta uma pronúncia aberta (é): ele pede, eles pedem.

Resposta verificada por especialistas. A resposta para a referida questão é: Pedir - quando queremos empregar a forma infinitiva do verbo. Pedi - quando estamos conjugando o verbo pedir na primeira pessoa.

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

Por favor
é imperativo que esse pedido seja feito da forma mais educada possível, preferencialmente acompanhado de um sorriso e de uma atitude reverente. As pessoas respondem mais favoravelmente quando são tratadas com educação e respeito.

Seja gentil e atencioso: ao mandar um e-mail formal solicitando algo é fundamental deixar esclarecer a necessidade do pedido de maneira educada e refinada. Usar o 'por favor' ou 'por gentileza' antes ou depois do pedido dá o tom formável e agradável que um pedido de solicitação precisa ter.

Destaque seu pedido
Sem ser abrupto ou agressivo, é importante colocar seu pedido no topo de seu e-mail – dentro da primeira frase ou duas se possível. O objetivo é obter a atenção do leitor e fazê-lo entender a ação que está sendo requisitada imediatamente.

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.

Estas duas locuções existem na língua portuguesa e estão corretas. A locução por isso é a mais utilizada pelos falantes, significando por esse motivo e indicando, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito.