Como que o golfinho mama?

Perguntado por: aalves7 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Assim como todos os mamíferos, os golfinhos produzem leite pelas glândulas mamárias. Para mamar, a mãe e os filhotes precisam subir à superfície; os golfinhos usam sons para se comunicar.

Em casos em que o filhote demonstra uma curiosidade maior pelo mergulhador, aproximando-se dele, a mãe afasta o filhote, com toques, leves empurrões ou com uma vocalização muito alta e específica, emitindo um chamado que os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador denominaram de “vem cá, meu filho”.

Apesar de serem muito vistos na superfície, esses mamíferos têm a capacidade de chegar até 300 metros de profundidade. Além disso, podem nadar em uma velocidade de 4 a 11 quilômetros por hora. Alguns excedem esse limite e chegam a alcançar uma velocidade de 30 quilômetros por hora.

Os tubarões não temem, necessariamente, os golfinhos. Acontece é que, os golfinhos têm várias maneiras de se defender contra os tubarões. Incluindo um mecanismo para assustar tubarões e até machucá-los à distância, uma espécie de som em frequências específicas (pulsos sonoros)..

Durante o sono, os golfinhos mantem os sentidos de visão, olfato e continuam nadando para manter outra função importante: a temperatura do corpo. É que o movimento muscular conserva a temperatura corporal dentro d'água.

Uma curiosidade é que o leite dos golfinhos é extremamente gorduroso, a ponto de ser espesso, de. forma que se por acidente cair na água, ele não se. dilui rapidamente e o filhote ainda consegue.

Como o filhote mama
Depois de descansar um pouco, o pequeno golfinho, guiado pelo instinto, procura um dos dois mamilos que estão escondidos dentro de fendas na barriga da mãe.

Comer golfinhos e baleias é tradição
Comer golfinhos e baleias é uma tradição entre a população das zonas costeiras de Taiwan, que os consideram bons para a saúde. Mas desde 1989 todas as espécies destes animais estão protegidas por uma lei. Da France Presse.

Como é que os golfinhos acasalam? Os golfinhos não têm uma época de reprodução, ocorre em qualquer estação do ano. Para se reproduzirem, os golfinhos têm contacto de barriga com barriga para se adaptarem e conseguir encaixar os orgãos genitais.

Os motores das embarcacões costumam atrair os golfinhos. Alguns deixam a baía e passam a nadar próximo ao barco.

O golfinho está querendo, precisando, ansiando por contato social com semelhantes, e essa necessidade não é correspondida”, disse Elizabeth Hawkins, pesquisadora chefe da Dolphin Research Australia, ao The Washington Post.

Os golfinhos possuem a maior parte de seus órgãos internos e processos fisiológicos semelhantes ao da maioria dos mamíferos. Possuem coluna cervical, glândulas mamárias, um coração com quatro câmaras, pulmões e temperatura constante.

Diferentes dos peixes, que possuem brânquias e conseguem retirar seu oxigênio estando totalmente imersos na água, cetáceos respiram através de pulmões e precisam ir até a superfície para ter acesso ao oxigênio, que é captado por seu orifício respiratório – uma espécie de nariz – localizado no topo de sua cabeça.

Apesar do que se pode pensar, os golfinhos são grandes predadores, capazes até de matar tubarões, e devem ser tratados como tal. Eles podem ser agressivos com as pessoas, outros golfinhos ou até mesmo machucar a si mesmos.

Tudo isso é verdade, mas pouca gente sabe que os cetáceos também têm um lado obscuro, marcado por assédio sexual, incesto e infanticídio. Todo mundo que já viu golfinhos fazendo truques está a par de seu potencial, e há um imenso volume de estudos evidenciando a inteligência desses animais.