Como que fica de noite e de dia?

Perguntado por: cbarbosa . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

A rotação terrestre é um movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, ou seja, é o movimento giratório do nosso planeta, como se fosse um pião girando em pé! Esse movimento é muito importante para nós, pois ele é responsável pela existência dos dias e das noites.

21 de dezembro

Assim, 21 de dezembro tem o dia mais longo e a noite mais curta do ano no Hemisfério Sul. Já no Hemisfério Norte, acontece o oposto, o dia é mais curto e a noite fica mais longa, pois há menor incidência de raios solares nessa área do globo.

Na Terra, marcamos a passagem do tempo em dias, que são divididos entre um período de luz solar e a noite. A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos.

Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite.

As sombras variam de tamanho ao longo do dia: no começo da manhã, as sombras são mais longas. Por volta do meio-dia, as sombras são mais curtas e no fim da tarde, as sombras voltam a ser longas. Isto acontece devido ao movimento aparente do Sol no céu (Na verdade, sabemos que o se movimenta é a Terra e não o Sol.)

Leste (L): o lado onde o Sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o Sol se põe no horizonte indica o oeste.

no polo norte e 6 meses de noite no polo sul.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

A Noruega

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.

Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão. É o início oficial do verão para o Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte (HN).

21 de junho de 2023

O próximo solstício ocorrerá em 21 de junho de 2023, às 14h58 GMT. No Hemisfério Norte, é o dia mais longo do ano, marcando o início do verão.

Os dias e as noites do nosso planeta são definidos pelo movimento de rotação que a Terra faz em torno de seu próprio eixo, certo? É bem aqui que está um detalhe importante: este movimento de 360º não leva 24 horas exatas para ser feito, mas sim 23 horas e cerca de 56 minutos.

72 horas

3 dias, 72 horas ou 4320 minutos. Esse é o tempo que falta para a Nacional!

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite.

Recebemos a luz de apenas uma quantidade finita de estrelas e/ou galáxias. Estrelas e galáxias têm vida luminosa finita no tempo. A densidade de estrelas e/ou galáxias é baixa o suficiente para termos regiões escuras no céu.

"Trata-se de uma convenção. Os babilônios principiavam o dia com o nascimento do Sol, contando 24 horas sem interrupção, no que foram seguidos por muitas nações orientais. "Em certa época, os romanos começaram a dividir o dia em dois grupos de 12 horas cada um: 12 horas de claridade e 12 horas de trevas.

À TARDE, QUANDO O SOL SE PÕE, AS SOMBRAS FICAM NOVAMENTE LONGAS E SE PROJETAM PARA OS LADOS DO LESTE. DURANTE O DIA, PORTANTO, AS SOMBRAS MUDAM EM COMPRIMENTO E EM DIREÇÃO.

Segundo a maquiadora, o marrom é o tom ideal para quem quer usar sombra sem estar muito maquiada. "No dia a dia ele tem a mesma importância que o preto tem à noite.

O Sol está mais alto no céu quando se atinge o meio do dia. Ao nascer e ao pôr do Sol a sua sombra é mais longa.