Como que faz uma peteca de palha?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Peteca de palha de bananeira

  1. Pegue um pouco de cascas da bananeira.
  2. Dobre uma parte da casca até que fique com um volume pequeno.
  3. Corte um outro pedaço da casca e embrulhe numa trouxinha o volume da casca que está dobrado.
  4. Amarre com fios da própria casca ou barbante para amarrar a ponta da peteca.

A Peteca é de uma base que concentra a maior parte de seu peso geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.

NÃO SE SABE EXATAMENTE QUANDO A PETECA SURGIU, MAS SABE- SE QUE DESDE ANTES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ELA JÁ ERA PRATICADA PELOS ÍNDIOS BRASILEIROS; SENDO PORTANTO, INVENTADA NO BRASIL. NAQUELA ÉPOCA ELA ERA UTILIZADA PELOS ÍNDIOS COMO ATIVIDADE ESPORTIVA PARA GANHO DE AQUECIMENTO CORPORAL DURANTE O INVERNO.

Peteca é um nome de origem Tupi e significa “tapear”, “golpear com as mãos”.

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

Nessa hora é preciso encher o interior da peteca com areia, sendo possível fazer uma canaleta de papel para facilitar o procedimento. Em seguida, finalize o fechamento da peteca com a costura. Já para colocar as penas é preciso colocar bastante cola no tubo e depois inserir em torno de 10 penas.

Como jogar:
Os participantes ficam em círculo ou um de frente para o outro, no caso de apenas dois jogadores e passam a peteca de um lado para outro batendo no fundo dela. Quem deixar a peteca cair é eliminado do jogo.

Apenas para diversão
Você pode jogar peteca em círculos de seis a doze pessoas.

Peteca de palha de bananeira
Tradicional da cultura indígena, jogar peteca é uma ótima brincadeira para se fazer ao ar livre. As crianças se posicionam em roda e passam a peteca de um lado para o outro batendo na base dela. Também é possível brincar em duplas ou colocar um participante no meio da roda.

Badmínton (do inglês, badminton) é um desporto individual ou de pares, semelhante ao ténis e ao volei de praia, praticado com raquete e um volante ou pena que deve passar por cima de uma rede. O plural de badmínton é badmíntones e o jogador de badmínton se chama badmintonista.

O badminton foi criado no século XIX na Inglaterra, inspirado num jogo que era praticado na Índia chamado de Poona. No entanto, um jogo semelhante já era praticado na Grécia Antiga: tamborete e peteca. O nome desse esporte está relacionado com a Badminton House, local onde, supostamente, foi jogado pela primeira vez.

Das faltas
b) O toque na peteca por um atleta com as duas mãos ou pelos dois atletas, ao mesmo tempo, com qualquer uma de suas as mãos. c) A ultrapassagem da linha central da quadra e de sua projeção vertical por qualquer parte do corpo, inclusive os pés.

peteca {feminino}
shuttlecock {subst.}

O jogador ou dupla pode dar somente um toque na peteca por vez em que ela está do seu lado da quadra; Tocar a peteca com duas mãos.

Xavante

Conhecido entre os Xavante como tobdaé, essa é a brincadeira com a peteca, palavra de origem Tupi que significa “golpear com as mãos”. Feita com areia, penas, couro ou palha de milho, na brincadeira o desafio é tocar na peteca sem deixá-la cair no chão.

O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário. Preparar no pátio da escola ou quadra o espaço para o jogo de peteca.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Na parte mais central da cidade, o grupo “Petequeiros BH” prefere a modalidade competitiva, onde se pratica peteca em uma quadra com rede. Daí a escolha do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que é equipado com diversas quadras poliesportivas públicas.

Art. 4º - Os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets, cada set terá tempo limitado de 12 (doze) minutos cronometrados de peteca em jogo, ou 12 (doze) pontos com tomada de saque.

A peteca é um brinquedo artesanal de origem indígena brasileiro, mais precisamente vindo dos índios que habitavam a região de Minas Gerais, e que usavam este brinquedo como forma de recreação, e também como uma forma de aquecer os músculos na época do inverno.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.